A longevidade das MPEs x A utilização da tecnologia

Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Sebrae com 2.000 empresas, criadas nos anos de 2011 e 2012, identificou quatro fatores contribuintes para a sobrevivência/mortalidade das empresas. Foram eles:

Condição do empreendedor antes da abertura (tipo de ocupação anterior, experiência no ramo e motivação para abrir o negócio)

  1. Planejamento do negócio
  2. Gestão do negócio
  3. Capacitação dos donos em gestão empresarial

Analisando estes aspectos fica claro que a adoção de ferramentas de gestão, por promover um gerenciamento preciso e transparente, exerce papel fundamental para a longevidade desde porte de empresa.

Os dados do Sebrae mostram que, entre os pequenos negócios criados em 2012, as microempresas são as que mais fecham. Enquanto as empresas de pequeno porte (EPPs) com dois anos de atividade possuem taxa de sobrevivência de 98%, para as microempresas (MEs) o índice foi muito menor, de apenas 55%. A taxa de sobrevivência das EPPs é similar a das empresas de portes médio (98%) e grande (97%). Uma das razões é o fato de possuírem uma estrutura mais organizada. Com mais musculatura, elas apresentam maior chance de sobrevivência.

Portanto, a importância do uso de ferramentas de gestão fica clara neste estudo. O relatório final apontou ainda que empresas que procuram estar atualizadas diante de novas tecnologias do setor que atuam e que realizam um acompanhamento rigoroso da evolução das receitas e das despesas ao longo do tempo são aquelas que têm maior probabilidade de sobreviver. Mas sabemos que é difícil, principalmente para quem está começando, dar conta de gerenciar não apenas a parte financeira, de compras e estoque, como também as questões tributárias.

E um passo importante já foi dado no sentido de mudar esse cenário. Na HelpDigital, é um conjunto de serviços profissionais para atender qualquer demanda de TI dentro das empresas. São serviços executados em conjunto uma única vez, trazendo mais economia para as empresas. Entendemos que as soluções devem ser completas, fáceis de usar e acessíveis financeiramente, permitindo aos empreendedores visualizar todos os detalhes do seu negócio de forma simples, a qualquer hora e lugar.

Precisamos desmistificar que a informatização é apenas para empresas maiores. As ferramentas de gestão são aliadas da longevidade dos pequenos e fazem o papel de somar (+) e não de se opor (x). Voltando ao título deste artigo, a equação correta aqui é: MPEs + tecnologia = longevidade.

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
Artigos

Empreendedorismo em Cibersegurança e Cloud

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil está previsto para crescer 12% em 2024, com destaque para áreas como cibersegurança e computação em nuvem. Este crescimento sinaliza uma oportunidade significativa para empreendedores e investidores, especialmente no contexto de franquias de TI, como a HelpDigital. A expansão do setor abre portas para soluções inovadoras voltadas para pequenas e médias empresas (PMEs), que frequentemente enfrentam desafios únicos em relação à segurança digital e à gestão de dados.

Leia mais »
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »