Backup na nuvem pode ser perigoso?

No dia 16/02/2017 o UOL Notícias publicou um artigo com o título “Caso Marcela Temer mostra que backup na nuvem pode ser perigoso”,  e faz referência aos serviços de armazenamento de dados e arquivos na internet do Google Drive, Dropbox, OneDrive (da Microsoft) e iCloud (Apple).

Em 2014, Edward Snowden já havia publicado um artigo referente ao Dropbox, onde chegou a considerar a ferramenta como uma “hostilidade à privacidade”, uma vez que os dados dos usuários e empresas que lá estão armazenados podem ser facilmente lidos por terceiros por não possuir mecanismos eficientes de criptografia.

Estes casos acima citados ajudam-nos a reforçar os grandes diferenciais que uma ferramenta profissional de backup proporciona, como a questão do “Client-Side-Encryption”, que é o efeito de criptografar os dados de backup na origem, ou seja, antes mesmo de envi á-los à nuvem.

Uma desvantagem de sistemas que utilizam criptografia na origem é que os dados não podem ser compartilhados com outras pessoas, pois os mesmos encontram-se armazenados de forma criptografada com chave simétrica na nuvem, porém, por outro lado garante a privacidade e a segurança das informações do cliente.

FONTES

Caso Marcela Temer mostra que backup na nuvem pode ser perigoso
https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/02/16/manter-backup-de-conversas-e-fotos-na-nuvem-pode-ser-perigoso-entenda.htm

Edward Snowden Wants You To Ditch Dropbox For This Service
http://www.businessinsider.com/edward-snowden-dropbox-2014-7

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »