4 cursos para empreendedorismo de sucesso

curso de empreendedorismo
  • 30 de maio de 2018
  • por
  • 0 comentário

As pesquisas mostram que 35% das pessoas entre 18 e 64 anos de idade são consideradas empreendedoras. Se colocarmos o valor em números, podemos dizer que o Brasil tem hoje 45 milhões de empreendedores em média.

Antes de mostrar o que todo empreendedor deveria estudar e aprender antes de iniciar um novo negócio quero mostrar os tipos de empreendedorismo.

Existem dois tipos de empreendedores. Um deles é aquele que a pessoa busca por necessidade e o segundo é motivado pela oportunidade de negócio.

Qual é a diferença entre empreendedor por necessidade ou por oportunidade?

Os que viram empresários por necessidade são aqueles que precisam trabalhar para sustentar uma casa ou a família e vê a criação de um negócio próprio como a única alternativa que resta.

O segundo tipo de empreendedor é aquele que age pelas oportunidades que surgem, a ideia e pensamento são distintos. Esse empreendedor geralmente possui uma escolaridade mais elevada e arrisca a abertura de um negocio próprio para completar a sua renda (como um salário extra) ou então para ganhar a independência e deixar de ser funcionário para virar chefe.

E as pesquisas mostram que existem 70% de empreendedores que estão nesse mercado devido a oportunidade, o que significa que para cada pessoa iniciando no mercado do empreendedorismo por necessidade existem 2 pessoas já também decidem começar por verem uma nova oportunidade de negócio.

E a diferença entre as duas maneiras de empreender se faz quando assumimos o risco de o empreendedor por necessidade estar suscetível as conjunturas econômicas do país, ou seja, conforme a oferta de trabalho aumenta, quem atua por necessidade acaba por cair o crescimento.

Já o empreendedorismo por oportunidade é um dos setores que comandam o crescimento econômico do país, por isso é mais seguro e tem maiores chances de um empreendedor ser bem-sucedido.

A diferença também é que o empreendedor por oportunidade pode se preparar, planejando todo o seu negócio com cursos e estudos específicos para esse mercado de trabalho, por isso vamos mostrar agora uma lista com os 4 cursos mais importantes para o empreendedorismo de sucesso.

Quais os cursos que todo empreendedor deve fazer?

Dentre os cursos mostrados aqui existem as opções pelos cursos pagos e gratuitos, ensino presencial e online. Uma boa dica é procurar pelo Sebrae para realizar esses cursos ou pedir uma orientação mais especifica sobre algum conteúdo.

Vamos a lista de 4 cursos que todo empreendedor de sucesso deve fazer.

  • Plano de negócios: O primeiro curso dessa lista é o de plano de negócios. Planejar a estratégia e diretrizes que a sua empresa vai seguir é fundamental para quem está começando agora. Um curso de planejamento estratégico prepara o empreendedor para identificar e analisar todos fatores que devem ser levantadas e pesquisados antes de criar o seu próprio negócio. Além disso será possível observar os melhores nichos de trabalho e oportunidades de crescimento para o seu negócio. Ter uma boa estratégia planejada antecipadamente, reduz alguns riscos e previne o empreendedor de surpresas que venham acontecer dentro do seu setor de trabalho.
  • Marketing: O caminho mais difícil de todos os empreendedores que estão começando talvez seja aumentar as vendas, como faço isso? Um curso de marketing e vendas pode contribuir muito para esse processo, o aluno aprende como se comunicar e vender mais, até no meio digital, através de estratégias de marketing ensinadas dentro da ementa do curso em questão.
  • Gestão de Pessoas: A gestão de pessoas é uma tarefa árdua e difícil, mas não requer muito esforço quando se tem uns cursos especifico para aprender como controlar uma equipe e agir como um líder. Existem vários cursos sobre liderança e gerenciamento de pessoas disponíveis gratuitamente na internet, basta pesquisar.
  • Finanças: Por último, porém não menos importante é o curso de finanças, talvez junto com o planejamento estratégico este seja um dos mais importantes para quem quer empreender. Não basta você saber tudo, caso não consiga gerenciar as finanças da sua empresa, é nesse momento que muitas empresas decretam falência, um controle de gastos (custos) e entradas (lucros) é preciso para que você tenha sucesso no seu negócio.

Dica bônus de curso essencial para um bom empreendedor

Para você que ficou lendo o texto até aqui, deixarei uma dica de curso para um empreendedorismo de sucesso agora.

Nossa dica extra é investir no curso de operações. Saber comprar e controlar o estoque da sua empresa é essencial para qualquer empreendedor, mesmo que tenha uma equipe especializada para fazer esse serviço, o empreendedor deve saber como está sendo realizado esse controle, se está sendo feito correto ou não.

Aproveite para juntar todo esse conhecimento e deixar a infraestrutura da sua empresa mais dinâmica e segura. Esqueça funcionários para gerir, conheça Help Digital TI e faça uma nova escolha de sucesso para o seu negócio.

Um grande abraço e até a próxima.