5 dicas para empreender com home office

empreender home office
  • 7 de maio de 2018
  • por
  • 0 comentário

O setor home office ou melhor dizendo, trabalhar em casa já vem crescendo muito nos últimos anos e vem sendo apontado como o modelo de trabalho mais empregado no futuro próximo.

Apesar de muitos empreendedores resistirem ainda, é comprovado que o trabalho em casa reduz as despesas que um único funcionário geraria para a empresa. Um exemplo simples é a exclusão do vale transporte.

Inclusive na reforma trabalhista que está sendo aprovada agora o tema de home office foi um dos mais abordados pelos gestores que chegaram a definir algumas regras para quem trabalha nessa função, seja como empregado ou empregador autônomo.

O que é mais comum de ouvir é que se precisa de muito foco e disciplina para trabalhar em casa (home office), pois a qualquer momento você pode ser atrapalhado pelas distrações do dia a dia. Existem pessoas que acham o home office algo ruim e é bem comum ouvir as pessoas dizendo que preferem estarem próximas das cobranças feitas pelos gestores no dia a dia de trabalho.

Foi pensando nisso que resolvemos deixar uma lista com cinco dicas de como empreender com sucesso trabalhando com home office, veja a seguir.

home office

O que é home office?

Home office é o trabalho em casa e existem duas formas de se trabalhar com home office. Uma delas é sendo funcionário de uma empresa, com registro em carteira, benefícios que a empresa lhe conceder, entre outros. Você realiza todas as tarefas que faria dentro de um setor na empresa só que em casa, cumprindo regras de entrega e horários que podem se tornar mais flexíveis.

A outra forma é a que vamos mostrar algumas dicas, o home office para você ser o seu chefe, voltado para o empreendedorismo, buscando uma oportunidade de negócio.

Dicas para empreender com home office

A primeira dica é manter uma rotina. É claro que a flexibilidade permitida as pessoas que trabalham como home office é atrativa, porém estabeleça horários para realizar o trabalho e cumpra-os. Feito isso a sua vida profissional e pessoal estarão bem resolvidas e organizadas.

A rotina nada mais é que estabelecer um começo, meio e fim para os serviços realizados durante um dia de trabalho em casa. Mesmo você podendo avançar um pouco a mais no horário de trabalho, não faça isso, fique sempre na rotina e cumprindo os horários pré-estabelecidos.

A segunda dica é arrumar-se para trabalhar, parece uma brincadeira, mas é verdade, o nosso cérebro não entende muito bem que estamos trabalhando em casa e para que isso aconteça devemos mostrar a ele que estamos em horário de trabalho, mesmo estando em casa. Colocando uma roupa que iria para o trabalho você também se motiva e trabalha mais confiante e consequência disso serão resultados melhores para o seu negócio.

Dito isso, deixe para ficar o dia todo de pijama em seus dias de folga (também é preciso definir isso, apesar de ser um trabalho em casa, você não pode ser escravo do trabalho), no entanto para os dias de trabalho uma roupa casual já é o suficiente.

Tenha uma estação de trabalho para realizar as suas tarefas diárias, seja em casa ou apartamento, planeje um local dentro da sua casa para colocar a sua estação de trabalho (mesa, computador, acessórios, entre outros).

A estação de trabalho é uma ótima dica para as pessoas que estão empreendendo e ainda não moram sozinhas, pois isso impede que as outras pessoas da sua casa te atrapalhem no momento em que estiver trabalhando.

Uma grande dificuldade sentida pelos empreendedores que gerem as empresas é a dificuldade em fazer a comunicação com outros setores da empresa, seja por mensagem, ligações ou e-mail.

Procure sempre mostrar seus resultados para outras pessoas dentro da empresa, mantenha contato mesmo que seja para agendar um happy hour após o horário de serviço.

A grande vantagem do home office é que, geralmente, você não precisa trabalhar sempre do mesmo lugar. Basta uma conexão com a internet e um computador para que você possa trabalhar de outros locais.

Então se sua produtividade está baixa em casa, espaços de coworking, shoppings ou outros locais que possuem internet livre (como cafés e livrarias) podem ser boas ideias de espaços novos para você ter contato com outros estímulos e, quem sabe, até aumentar seu foco e sua produtividade, resultando em novos projetos e lucratividade maior para sua empresa.

Seguindo essas dicas, o trabalho de casa será tão bom ou até melhor do que trabalhar interno na empresa. Muita gente, quando se adapta ao home office, não quer mais voltar ao modelo de trabalho tradicional. E a grande vantagem é que, quando o expediente termina, não é preciso pegar trânsito nem transporte lotado para voltar para casa.

Gostou das dicas? Saiba como gerenciar uma infraestrutura empresarial da sua empresa totalmente digital, procure pela HelpDigital TI e conheça os planos.

Uma dor de cabeça a menos para o gerenciamento quando se tem uma empresa gerenciando todos os processos da sua empresa.