5 passos para alavancar a sua carreira e ser um empreendedor de sucesso

alavancar vendas
  • 22 de junho de 2018
  • por
  • 0 comentário

Se você observa o empreendedorismo como algo impossível de ser alcançado por não saber como começar, neste artigo vamos mostrar 5 passos para que você seja um empreendedor de sucesso. Fique sabendo que ninguém nasce sabendo tudo, no mundo do empreendedorismo também é preciso estudar e testar sempre.

O fato é que todo brasileiro sonha em empreender, ter o seu próprio negócio, trabalhar por conta, esquecer o chefe e usufruir de uma vida tranquila, se engana quem pensa assim porque o trabalho do empreendedor é dobrado.

Vamos agora seguindo uma ordem de prioridades os 5 passos que todo empreendedor deve saber para ter sucesso, pois a proposta desse artigo é solucionar algumas dúvidas comuns entre os empreendedores.

O que é empreendedorismo?

Antes de iniciar as estratégias precisamos saber o que é empreendedorismo. Segundo a definição do Sebrae (um local de apoio às micro e pequenas empresas/empreendedores) “o empreendedorismo é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.

Tipos de empreendedores de sucesso?

A primeira coisa a saber é que todo empreendedor é situacionista. A inovação não faz parte dos situacionistas, geralmente é um mercado que abrange as pessoas desempregadas ou que estão insatisfeitas com seu trabalho e pretendem mudar de ares, arriscando-se entre acertos e erros no universo do empreendedorismo.

É aquele que vê uma oportunidade e já agarra, não perde muito tempo deixando as oportunidades passarem à porta, porém só alcança o sucesso aqueles não desistem por ser um caso mais arriscado de investimento profissional.

Outra situação é daqueles empreendedores natos que são as pessoas que começam a empreender desde cedo, típicos empreendedores do Vale do Silício.

5 passos para ser um empreendedor de sucesso

Planejar, todo projeto começa com um bom planejamento, por isso planejar não é besteira é sim uma necessidade de todo empreendedor que quiser atingir o sucesso profissional na sua área de atuação.

Controle financeiro da sua empresa, seja ela micro ou pequena, é fundamental, o empreendedor que deseja pode adquirir softwares de gerenciamento ou até mesmo terceirizar esse tipo de serviço, para que não fique sobrecarregado, caso não tenha condições de contratar funcionários para criar um setor financeiro dentro da empresa.

Marketing para muitas pessoas, inclusive alguns empreendedores iniciantes, parece um gasto desnecessário, porém vejamos pelo lado do planejamento do marketing que você irá fazer torna um investimento rentável para o seu negócio.

Capacitação é sempre bom, estar por dentro das novidades do mercado, participando de feiras, eventos, workshops e até mesmo fazendo especializações na área que você está empreendendo ou pensando em empreender, busca novos formatos para o seu negócio.

Defina as suas metas, sem um objetivo ninguém chega a lugar algum, por isso defina sempre aonde quer chegar e busque fazer por onde. Nessa parte envolve também um bom planejamento e plano de metas a ser alcançado em determinados períodos, podem ser semanais, mensais, anuais. Este planejamento de metas pode ser uma excelente alternativa para o controle financeiro da sua empresa também.

Uma dica bônus que vou deixar é você fazer o que ama ou amar o que faz, além disso respeito ao cliente é primordial no mundo do empreendedorismo, ainda mais para quem deseja chegar ao sucesso.

Então, gostou das dicas? Aproveite para deixar seu comentário dizendo qual será o seu próximo negócio. Um grande abraço e até a próxima.