4 grandes motivos para você investir na gestão de TI

A tecnologia da informação é um recurso cada vez mais importante para as empresas. Conheça 4 grandes motivos para você investir em gestão de TI no seu negócio.
Foi-se o tempo em que o “pessoal da TI” estava ali para resolver seus problemas com computador e configurar a sua conta de e-mail. Cada vez mais, a TI é uma atividade mais e mais fundamental para as empresas, isso quando não está diretamente ligada ao Core do negócio. Por isso, investir na gestão de TI, ou melhor, de todas as atividades ligadas à area dentro da sua empresa, pode ser vital para o sucesso do negócio.
TI significa tecnologia da informação. Logo, fazer a gestão de TI significa gerir o conjunto de todas atividades e soluções providas por recursos computacionais que têm como objetivo possibilitar a obtenção, o armazenamento, o acesso de informações para você usar no dia a dia da sua empresa.

FAZER A GESTÃO DE TI É FUNDAMENTAL, EM PRIMEIRO LUGAR PORQUE INFORMAÇÃO É TUDO, EM SEGUNDO PORQUE PODE TE AJUDAR MUITO A MELHORAR SUA OPERAÇÃO LOGÍSTICA E, EM TERCEIRO, PORQUE A TI É UM MOTOR DE INOVAÇÃO PARA O SEU NEGÓCIO.

Informação é tudo 1: pode te ajudar a encontrar formas de se diferenciar no mercado
O mercado está cada vez mais competitivo, e isso dá para sentir no dia a dia. Há uma grande demanda por velocidade de processos, operações e entregas, mas também um grande fluxo de troca de informações. E é aí que está um dos segredos do sucesso: conseguir coletar e organizar todas as informações produzidas.
Uma boa gestão de TI pode ser fundamental para te ajudar a não perder dados valiosos, ou melhor, conseguir aproveitar esses dados para sair à frente de seus concorrentes.
Dados sobre volume e periodicidade de compras, sobre o comportamento do consumidor no seu site, sobre a forma como o público age de uma forma geral, sobre o nível de satisfação do seu cliente em relação ao seu produto.
Há um enorme volume de dados produzidos que, se você souber usar à favor do seu negócio, com certeza poderão te ajudar a extrair insights valiosos sobre o seu cliente e sobre o mercado. Por isso, um bom trabalho de inteligência de mercado te ajuda a cruzar dados e transformá-los em informação.
Informação é tudo 2: fundamental para sua empresa se desenvolver
Qual empreendedor nunca passou pela seguinte situação: perdeu aquela pessoa da equipe que sabia tudo. Tudo! Ele estava lá há anos, desde o começo praticamente, e conhecia cada centímetro da operação e do mercado do seu negócio. O que fazer? A situação é complicada pois, além do funcionário, você também perdeu muita informação sobre a sua empresa, sobre seu produto, fornecedores, contatos etc. Informações valiosas.
Como a gestão de TI te ajuda nisso? Olha, antes de pensar em gestão de TI, você precisa entender a importância de fazer gestão do conhecimento na sua empresa. Isso é: criar, registrar, compartilhar, proteger e usar os conhecimentos mais importantes da sua empresa.
Nesse aspecto, a gestão de TI pode ser um forte aliado no momento de criar mecanismos que fomentem uma cultura de troca de informação e colaboração, ao mesmo tempo em que reúna e organize essas informações para que elas estejam sempre disponíveis.
TI é o motor de inovação do seu negócio
Por que TI é tão importante? Porque, como já dissemos, a TI é muito mais do que só uma área operacional, de “assistência técnica”. Hoje em dia, é consenso que quem não inova fica para trás. Se você olhar para o mercado, a área de TI está cada vez mais incorporada às operações de uma empresa.

FOI-SE O TEMPO EM QUE ERA UM SETOR ISOLADO; E QUEM AINDA NÃO PERCEBEU QUE A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEVE ESTAR TOTALMENTE ALINHADA AOS NEGÓCIOS CORRE SÉRIOS RISCOS DE PERDER RELEVÂNCIA.

É só parar para pensar na quantidade de novos negócios (Uber, Aribnb, Google, Amazon – para citar alguns exemplos) que rapidamente estão transformando o mercado e se transformando em gigantes tendo como base o uso inteligente de informações. Sim, muita informação mesmo, e você pode se perder no meio dela se não for inteligente. Um dos maiores especialistas em Big Data, Jer Thorp, fala sobre isso nesses vídeos da KES.
Gestão de TI ajuda na sua operação logística
Imagine lidar com dezenas ou centenas de entradas e saídas diárias de diferentes entregas de fornecedores variados. Ou então, pensando em um e-commerce que entrega mais de 150 produtos em todos os estados brasileiros: já imaginou o tanto de detalhes que precisam ser controlados e organizados para que tudo dê certo sem que ninguém precise ficar louco?
Pois é. Uma boa gestão de TI, mais uma vez, pode ser um forte aliado no momento de gerenciar sua operação logística. Um bom sistema de TI te ajuda a gerir seus estoques, compartilhar informações com seus fornecedores e vice-versa, e, principalmente, a ter sempre em mãos as informações do seu negócio.
E quem vai fazer tudo isso para você?
Bom, como na maioria das decisões de toda empresa, a melhor decisão é particular. Isso quer dizer que para cada empresa há uma solução mais vantajosa, e é preciso analisar caso a caso. Se você está começando, talvez não precise (ainda, que fique claro) investir muito em soluções de TI e em montar e manter uma boa equipe. Há ferramentas online de gestão que podem te dar uma mão, no começo.
Ou então, uma solução para o seu negócio seja terceirizar a gestão de TI da sua empresa. Nesse ponto, tenha cuidado. Essa é uma decisão muito importante, e que você deve pensar muito antes de tomar, pois é melhor manter em casa funções mais estratégicas ou ligadas ao core do negócio. Para atividades mais secundárias, talvez essa seja uma saída mais econômica e vantajosa.
Se você for montar uma equipe interna, precisa começar com um bom gerente de TI, responsável pela liderança da equipe encarregada pela implantação, redesenho e racionalização de processos que envolvam a Tecnologia da Informação. É um profissional bastante valorizado por possuir uma visão ampla do negócio.

Fonte: https://endeavor.org.br

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!