Blog

5 dicas essenciais para ter um bom desempenho de redes

A competitividade do mundo empresarial está cada vez mais acirrada e, para sobreviver neste cenário competitivo, uma parte fundamental do negócio tem que funcionar muito bem — a estrutura da rede virtual. O bom desempenho de redes é um fator do qual depende toda a empresa e pode ser comparado ao motor de um carro. Com a estrutura virtual operando bem, a empresa trabalha com rapidez — o que aumenta a captação de clientes e, como consequência, os lucros.

Mas o que fazer para que sua empresa tenha o sistema de rede funcionando com qualidade? Veja 5 dicas que ajudarão o seu negócio a manter o bom desempenho de redes.

1. Escolha bem os equipamentos

Quanto aos equipamentos da rede, a escolha tem que ser cuidadosa e personalizada. É necessário um bom serviço de TI para não errar na hora de decidir. A escolha errada afetará diretamente o desempenho de redes da empresa. Um exemplo de equipamento que precisa ser bem selecionado é o servidor onde ficará o banco de dados da empresa que os funcionários irão acessar e compartilhar informações. Instalar um servidor com capacidade menor do que a demanda do negócio será um desastre para a empresa.

2. Planeje a fase de instalações da rede

Para um bom desempenho de redes a fase da instalação deve ser planejada. A arquitetura da rede depende das necessidades reais do negócio. Um bom suporte de TI nesta fase é crucial para orientar o empresário sobre um modelo de sistema de rede que atenderá suas expectativas e definirá o tipo de equipamento necessário. Uma boa equipe de TI criará uma rede simples e funcional com um monitoramento de redes eficaz.

3. Aposte na manutenção preventiva

Um bom suporte de TI irá monitorar com eficiência a saúde da rede. Porém, a manutenção preventiva precisa ser feita. Antes de apresentar defeitos é importante agendar manutenções periódicas no equipamento para serem feitas atualizações e até possíveis trocas de peças ou máquinas, esse cuidado ajuda a evitar surpresas e gastos onerosos no futuro.

4. Faça um bom monitoramento da rede

Acompanhar em tempo real o ambiente virtual de sua empresa é algo indispensável. A falta dessa vigilância pode atrasar o trabalho da empresa. Com isso, um problema que no início seria fácil de se resolver se tivesse sido detectado, pode tornar-se muito complicado quando descoberto tardiamente. Com avanço da tecnologia e o monitoramento à distância da rede pela equipe de TI pode resolver uma falha no sistema fora do horário de expediente evitando transtornos maiores quando iniciar o trabalho no dia seguinte.

5. Tenha uma boa equipe de suporte

Como percebeu nas dicas anteriores, ter uma equipe de TI eficiente é um fator primordial na fase de planejamento da estrutura da rede, na escolha dos equipamentos, manutenção e monitoramento que afetará diretamente o desempenho do sistema. Hoje, existem empresas no mercado que dão esse suporte com toda a eficiência. Pensar em terceirizar o setor de TI da empresa é uma ótima opção para ter a garantia de bons serviços. O custo/benefício dessa estratégia compensa ao passo que o empresário tem um bom desempenho de redes, pois os resultados financeiros do negócio logo aparecem nos gráficos.

E então, esse post ajudou você a melhorar o desempenho de redes de sua empresa?

A HelpDigital conta com um time de especialista em gestão de TI para micro, pequenas e médias empresas em todo o Brasil.