Blog

Case de Sucesso: Franqueado Jaguarão/RS

  • 29 de agosto de 2017
  • por
  • 0 comentário

Rodrigo Guimarães Lapuente, 37 anos, é gestor de TI e atua principalmente na área de infraestrutura e suporte de TI. Se tornou franqueado HelpDigital, juntamente com seu sócio, Gustavo Araújo, em junho de 2017 e já possui uma vasta cartela de clientes e grandes expectativas de crescimento em sua região.

Confira entrevista exclusiva com nosso case de sucesso de Jaguarão/RS.

O que você fazia antes de se tornar um franqueado da HelpDigital?

Trabalhei 11 anos numa empresa privada na cidade de Jaguarão RS, essa empresa possui 10 unidades espalhadas no interior do estado, ela atua no setor de varejo, fui contratado para gerenciar o departamento de TI e gerenciar uma implantação de ERP, estavam saindo do unix para uma plataforma de interface gráfica, para mim foi um desafio e tanto, pois além de ser recém formado não existia o setor na empresa, então tive que estudar muito, fiz vários cursos, tive que ser autodidata em vários momentos, mas superei todos os desafios e consegui chegar a um cargo de muita importância dentro da organização. Participei de tudo que foi implantado, desde o setor de telefonia, suporte, infra e também era responsável por gerenciar o ERP. Depois de 7 anos tocando todos os setores sozinho, consegui convencer a diretoria que seria necessário um auxiliar para ajudar no gerenciamento de 15 servidores (entre VPN, firewall, AD, etc) espalhados pelas unidades, mais 90 desktop e suporte para uns 100 usuários. Conseguimos chegar a um nível de organização que nos permitiu em 2016 sair da cartei da empresa e seguir gerenciando o setor de forma terceirizada e hoje constatamos que foi um ótimo negócio para as duas partes. O auxiliar Gustavo Araújo, citado acima, hoje é sócio proprietário na franquia.

O que motivou na escolha da franquia?

No início do ano quando nos tornamos um setor terceirizado na empresa, já tínhamos um negócio em mente planejado no ano anterior onde o foco era atuar no setor de TI atendendo o mercado empresarial, quando vi a propaganda da HelpDigital notei que os serviços eram bem parecidos e teríamos um suporte na parte de marketing, comercial e financeiro onde seria o nosso ponto fraco esse foi o principal motivo, pois a parte técnica já tínhamos uma boa bagagem.

Quais são as principais vantagens na aquisição da HelpDigital Jaguarão?

Além de fazer parte de uma marca que tenho a certeza que será muito forte a nível nacional, hoje posso chegar num cliente com a certeza que tenho as ferramentas necessárias para atender o negócio dele não importando se o cliente e pequeno, médio ou grande e isso nos traz muita segurança. Além do suporte HelpDigital que está sempre pronto para ajudar e ainda podemos contar com vários parceiros de renomes.

Como você vê sua decisão hoje?

Temos a certeza que acertamos nas principais decisões tomadas, da terceirização a rejeição de uma proposta para tocar o TI de uma empresa pública da cidade no início do ano, pois foram elas que nos direcionaram para fechar a parceria com a HelpDigital e nos tornar um case de sucesso, o que hoje, é um orgulho para nós.

Qual é a sensação de ser dono do próprio negócio?

A sensação é única, pois nunca imaginávamos ter nosso próprio negócio e hoje vendo as coisas acontecendo as metas e objetivos são ainda maiores.

Descreva-nos um pouco como foi a sua trajetória nesses últimos meses.

Além da preocupação de manter com excelência o negócio do nosso principal cliente que toma em média 50 a 60% do nosso tempo, nos preparamos internamente durante dois meses antes de sair a procura de novos clientes, preparamos nosso ambiente de trabalho (mesa, bancada, cadeira) maletas de ferramentas, ambiente para estudo e testes, compramos um veículo para uso da empresa, escolhemos quais ferramentas de firewall e proxy poderíamos usar, organizamos o estudamos as ferramentas da franquia, adquirimos uniformes, adesivos, cartões de visitas. Só depois disso tudo pronto fomos a procura desses possíveis clientes. Também patrocinamos um time de futsal da cidade, o nome da HelpDigital foi impresso no calção e eles estendem um banner muito lindo criado pela Rafa. Resolvemos organizar a empresa com expediente interno durante as manhãs e externo pela tarde, sempre que possível.

Por incrível que pareça ainda não tínhamos conseguido criar nossas redes sociais até semana passada, por isso até hoje todos os clientes que conquistamos foi através da nossa rede de amizade, conhecidos e o boca a boca, por se tratar de uma cidade pequena nosso trabalho é bastante reconhecido isso facilita bastante, mas não é o suficiente para manter o cliente, por isso tivemos que vestir o uniforme, bater na porta deles, vender e convencer porque nossos serviços são de extrema importância dentro do negócio dele, o que não é nada fácil, mas o segredo é não desistir e lutar obstáculos no caminho é o que mais vai existir.

Que balanço você faz dos resultados alcançados até agora?

Como estamos localizados em uma cidade que gira em torno de 24 mil habitantes a insegurança era grande, mas graças a nossa organização, dedicação, esforço e poder contar com parceiros competentes os resultados são excelentes e esperamos já no próximo ano poder estar gerando um ou quem sabe até dois empregos na cidade.

Quantos clientes você já conquistou após adquirir a franquia?

Clientes de contratos assinados são três, mais um para assinar na próxima semana, outro para assinar no mês de fevereiro, também temos conversas bem adiantadas com mais duas empresas, conseguimos vender um pacote de e-mails e estamos por fechar um pacote de antivírus e backup em nuvem na empresa que estamos tercerizados, também temos bastante procura por conserto de smartphone, clientes residenciais hoje para atendermos só se vierem a nossa procura, pois está em análise atender ou não esse tipo de cliente.

Como é sua relação com seus clientes e de que forma você analisa o feedback deles?

Sempre que posso visito eles, não só nas visitas de prevenção ou corretivas, durante as visitas falamos do atendimento, pergunto onde poderíamos melhorar, conversamos de assuntos em gerais, procurou manter uma relação totalmente de confiança e transparência. O feedback deles é muito importante para nós e sempre está na pauta de nossas reuniões quinzenais.

 

Após ler a entrevista com Rodrigo Lapuente, é fácil saber porque em tão pouco tempo nosso franqueado se destacou, não somente em sua região, mas também como um grande Case de Sucesso HelpDigital.