Diferenças do TI para microempresa e empresa de grande porte

micro empresa
  • 9 de maio de 2018
  • por
  • 0 comentário

A demanda que a empresa oferece aos clientes, o número de funcionários e a busca pelo desempenho competitivo no mercado, faz com que o tamanho da empresa influencie no sistema de TI. Quando a mudança é feita de uma micro para uma grande empresa o impacto é relevante, veja algumas considerações das mudanças radicais.

Lembrando que é essencial que o empresário entenda essas diferenças entre micro e grande empresa para que a eficácia do sistema de TI atinja seu nível de excelência.

Diferenças entre micro e grande empresa

  • Gestão Responsável: Uma grande empresa apresenta vários setores e cada setor possui o seu líder (responsável pelo setor), esse fica encarregado de delegar e monitorar as atividades somente daquele setor de trabalho. E o que muitas vezes acontece é a divergência na integração entre os setores para implantação de um sistema de TI. E no caso da microempresa esse problema das divergências não acontece pois o gestor precisará comandar, orientando, monitorando e inserindo atividades em cada processo da empresa, visto que ela não é dividida por setores específicos.

financeiro

  • Financeiro: A questão financeira é um fator bem considerável ao gerir uma empresa. A grande empresa pode dispor de milhões para inserir seu produto no mercado e além disso fazer do sistema de TI o mais atualizado do mercado, investindo em segurança e novos processos. Também é possível contratar mais funcionários para o setor (nas grandes empresas existe um setor exclusivo para o TI), já para a micro empresa uma das alternativas que restam é a terceirização desse setor, visto que o custo para contratação de funcionários seria bem maior e isso acabaria criando um choque na situação financeira da empresa ou então é possível migrar o sistema para a nuvem e assim a economia torna-se maior ainda.
  • Agilidade: A agilidade e praticidade das empresas na entrega de seus produtos torna um grande diferencial no momento da escolha do cliente que está adquirindo o produto. No entanto nesse quesito as microempresas levam um ligeira vantagem, veja só. Na micro empresa o poder está centralizado e todas as tomadas de decisão são feitas por uma única pessoa, isso faz com que as atividades seja realizadas com mais rapidez. Agora as grandes empresas por terem uma estrutura maior e necessitar da tomada de decisão de várias pessoas o processo de uma venda por exemplo fica mais demorado.

Gestão de trabalho

  • Gestão de trabalho: A grande diferença nesse item é aquilo que já citamos anteriormente, o micro empresário necessita do conhecimento, mesmo que básico, de todos os setores, já o grande empresário ao visualizar uma tomada de decisão, deve requerer isso em vários setores de trabalho.
  • Avaliação do desempenho da empresa: Gestores das grandes empresas possuem mais recursos para fazerem a avaliação do desempenho do sistema de TI da empresa porém têm menos autonomia na tomada de decisão. Por outro lado os micro empreendedores apresentam um grau máximo na tomada de decisão e menos recursos para implementar um sistema de TI eficiente, por isso a necessidade da terceirização.

A terceirização também pode ser feito pelas grandes empresas, refletindo assim em uma economia considerável no processo produtivo das grandes empresas.

Gostou do artigo ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente pelo nosso Fale Conosco, vamos ficar felizes em ajudar você e sua empresa.