O que é uma rede LAN e uma rede WAN?

Os termos LAN e WAN são comumente encontrados nas telas de configurações de modemsroteadores access points. O termo LAN se refere à configuração da rede local provida pelo roteador enquanto WAN se refere à configuração da rede externa, da internet, que não faz parte da rede interna.

LAN é Local Área Network. Este termo geralmente se refere a redes de computadores restritas a um local físico definido como uma casa, escritório ou empresa em um mesmo prédio. Uma rede sem fio de uma empresa também faz parte da LAN. O que realmente limita a rede LAN é uma faixa de IP restrita à mesma, com uma máscara de rede comum.

WAN é Wide Área Network. Significa uma rede que cobre uma área física maior, como o campus de uma universidade, uma cidade, um estado ou mesmo um país. É usado freqüentemente nas configurações dos roteadores para se referir à rede externa à empresa, que não é considerada parte da LAN, como foi dito acima. WAN também é usado para se referir à rede da internet em geral, apesar desta ser uma designação genérica demais. As redes WAN se tornaram necessárias pois grandes empresas com milhares de computadores precisavam trafegar grande quantidade de informações entre filiais em diferentes localidades geográficas. Este nova demanda não podia ser satisfeita dentro das capacidades de uma rede LAN e novos protocolos para atender aos exigências de velocidade e qualidade das redes WAN foram criados.

Rede WAN e LAN

Como são “conectadas” duas redes LAN e WAN

Hoje em qualquer quarteirão de uma grande cidade existem dezenas de redes LAN, muitas delas sem fio e praticamente todas conectadas à internet, a maior rede WAN existente e possivelmente a outras redes WAN de empresas usando algum tipo de VPN ou mesmo por acesso remoto.


Você Sabia?

A HelpDigital conta com um time de especialistas em TI em todo o Brasil. Atendemos empresas de todo e qualquer porte com soluções inovadoras de informática, redes, segurança digital, cloud computing e muito mais.

Nossas Franquias em TI fornecem serviços em TI profissionais para empresas. E contamos com as ferramentas para MSP’s (Manager Services Provider – provedores de serviços gerenciados) mais modernas do mundo.

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »