Blog

Sequestro de dados é uma realidade aos empreendimentos! Veja como evitar esse risco!

O sequestro de dados se trata da invasão de um determinado sistema, fraudando a segurança e impedindo que os donos dos dados tenham acessos aos mesmos. Geralmente, esses hackers pedem dinheiro em troca da devolução dos acessos, porém isso traz cada vez mais desespero às empresas, que não tem uma ideia muito ampla de como se proteger do roubo de informações.

Existem informações da sua empresa que são confidenciais e não devem estar à disposição de qualquer pessoa e para que isso aconteça é necessário que você tome providências que auxiliem em uma proteção dos dados e evite que hackers tenham acesso.

Veja abaixo algumas formas de proteger sua empresa dos sequestros virtuais de dados.

Qual a importância dos Patchs?

Pacth é um termo em inglês que significa, literalmente, remendo. Existe também o termo “Patch management” que significa, para a área tecnológica, o gerenciamento de patches.

Todo Software precisa de atualização para corrigir dados, problemas, design e outros que forem necessários em relação a versão anterior. Para que não seja necessário fazer todos os comandos novamente, existe o programa de computador patch, que inclui em seu gerenciamento:

  • Realizar a manutenção dos patches anteriores disponíveis em um determinado software, ou seja, das versões anteriores do sistema;
  • Analisar e decidir os patches necessários para cada sistema em específico;
  • Garantir a instalação correta dessas atualizações;
  • Ensaiar ou testar as atualizações após as instalações dos patches e documentar as informações dos procedimentos associados;
  • Realizar configurações específicas dos sistemas e atualizações.

Levando em consideração o que o gerenciamento de patches faz, ele mantém os computadores da sua empresa, seus servidores, seus sistemas e aplicações, funcionando automaticamente e atualizados.

A relação que o gerenciamento de patch tem com a segurança é: se você mantém todos os seus sistemas desatualizados e com versões antigas, sua empresa estará mais suscetível a hackers e até mesmo a roubo de dados, por isso o gerenciamento de patches auxilia na gestão de segurança.

Para realizar um gerenciamento de patches na sua empresa, é importante contratar uma empresa de T.I. especializada nesse assunto para garantir que todas as atualizações estejam em segurança e feitas corretamente.

O que faz a Gestão de Segurança em uma empresa?

f

O conceito de segurança é muito amplo, levando em consideração em uma organização, existem 9 premissas básicas para se aplicar na Gestão da Segurança, que são:

  1. Segurança organizacional;
  2. Segurança em pessoas;
  3. Segurança de ambiente;
  4. Gerenciar operações e comunicações;
  5. Controlar acessos;
  6. Ter aplicado as políticas de Segurança da Informação;
  7. Desenvolver e fazer a manutenção de sistemas de forma segura;
  8. Gerir continuidade dos negócios e conformidades;
  9. Classificar e controlar os ativos da informação.

Isso significa que todo o ambiente deve ser seguro em sua organização e, para a Tecnologia da Informação, realizar o gerenciamento de segurança da sua empresa é manter todos os seus dados e informações a salvo de pessoas que possam usar contra a sua instituição.

Quando uma empresa de T.I. faz a gestão de segurança para o seu negócio, se leva em consideração diversas informações como:

  • Quem pode ter acesso a qual informação;
  • Quais os tipos de acessos devem existir (permissão de visualização, alteração, etc.);
  • Quem é o dono das informações, ou seja, quem pode alterar e a qual usuário pertence;
  • Como descartar informações com segurança;
  • Termos de confidencialidade e responsabilidade com os relacionamentos da sua empresa e a que contratou de T.I., como também entre sua organização e os seus funcionários.

Essas e outras informações são definidas pela sua gestão empresarial e a organização de T.I. contratada, levando em consideração todos os procedimentos e proteções necessárias para que a sua empresa não corra o risco de ter vazamento ou, até mesmo, sequestro de dados.

Backup de dados é importante para evitar perda de dados

A maioria das pequenas e médias empresas não investem em segurança e em Backup dos dados, por isso são alvos mais fáceis para os hackers.

O Backup se trata de criar uma cópia dos arquivos em outro lugar que seja seguro. Mesmo que algum hacker invada o computador onde seus dados estão, você terá uma outra cópia e sofrerá um impacto muito menor, pois não vai perder os dados que são importantes para o seu negócio.

Você ainda não tem esses métodos de segurança em sua empresa? Fale conosco! Temos diversas soluções para você.