Não é de hoje que ouvimos reclamações sobre os serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular. Falta de cobertura, baixa qualidade de sinal e cobranças indevidas são algumas das reclamações mais comuns.
Com o advento da tecnologia 4G, esperávamos uma considerável melhoria na qualidade dos serviços, principalmente de internet móvel. Em relatório divulgado pela consultoria OpenSignal no início de 2017, a velocidade da internet móvel de quarta geração brasileira é de 19,7 Megabit por segundo (Mbps), colocando-o mais de 2 Mbps antes da média global, mas na prática isso é bem diferente.
Uma situação que não é divulgada pelas operadoras é uma falha nas redes 4G que vem gerando cobranças indevidas nos usuários.
Vejam o relato do que aconteceu com uma pessoa de minha família… Preservarei o nome da pessoa, o nome da operadora e os números de protocolo e telefone:
“Estou indignada com a operadora, venho reparando que meus créditos não duram, fui ver o detalhamento do consumo e me surpreendi com cobranças de acesso à Internet quase diárias sem eu ter utilizado. Fico em casa o dia todo, tenho wifi, raramente ativo os dados e quando saio de casa meu marido roteia a internet dele pra mim. Fui cobrada indevidamente nos dias 3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,29,30 e 31 de maio de 2017, nos dias 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,14,15,16,25 e 29 de junho de 2017, nos dias 1,2,3,10,11,12,13,14,16,17,18,19,20,21,22,25,26 e 27 de julho e nos dias 1,3,4,5 e 6 de agosto de 2017, cobraram 60 dias indevidamente! Quase 60 reais! Inadmissível!”
Para nossa surpresa (ou não), vejamos a resposta da operadora em reclamação feita na Anatel:
“Em atenção à ID N º XXXXXX, referente à reclamação de que está sendo cobrada de internet sem ter utilizado, registrada sob o protocolo Nº XXXXXXX, de 07/08/2017, contatamos a Senhora, no telefone (XX) XXXX-XXXX, para informar que, após análise verificamos que ocorreram cobranças referente a serviços de dados. Foram identificadas conexões, cuja ativação ocorre por meio do aparelho da Cliente, com os serviços de dados ativos ou não devido a ser uma característica da tecnologia 4G por ser mais forte e mais rápida. Sendo assim, mesmo com os dados móveis desligados a cobrança pode ocorrer em pequenas conexões caso ocorra queda, interferência e oscilações na rede WIFI. É necessária a verificação da Assistência Wi-Fi, pois, quando o cliente estiver utilizando com um nível de sinal muito baixo o aparelho busca a rede de dados como alternativa e se registra na rede, porém, não chega a trafegar, é apenas registro. Por exemplo: Motorola – Configurar – Sistema – Programador – “Dados de rede celular sempre ativos” e “Troca agressiva de Wi-fi para celular” (desativar). Assim como as informações estão sendo esclarecidas neste atendimento, a partir desta a cliente fica ciente de seu funcionamento. Faremos a restituição em dobro e demais encargos, no valor total R$ 103,00 na linha (XX) XXXX-XXXX com prazo de validade de 90 dias, onde estes créditos se expiram em 12/11/2017. Em caráter de exceção foi concedido ao cliente um crédito de bom relacionamento no valor de R$ 20,00, onde a validade deste crédito irá acompanhar o período de vigência da sua última recarga e irá expirar em 12/11/2017 . Colocamo-nos à sua inteira disposição na Central de Relacionamento com o Cliente, para novos esclarecimentos.”
De acordo com a operadora podemos ser cobrados com os serviços de dados ativos ou não,por ser uma característica da tecnologia 4G. Sendo assim, mesmo com os dados móveis desligados a cobrança pode ocorrer.
Essa resposta nos deixa alguns questionamentos:
- E se a pessoa não estiver acompanhando seu consumo?
- As operadoras estão fiscalizando para devolver os créditos das cobranças indevidas?
Nós sabemos o tratamento que o consumidor brasileiro tem com as prestadoras deste tipo de serviço, imaginemos quantas pessoas no país estão sendo cobradas indevidamente sem saber, aumentando o lucro das operadoras. Até quando ficaremos reféns dessa situação?