A área de Recursos Humanos, antigamente era muito banalizada entre as empresas que só visavam o lucro e o aumento da produção em massa, porém diante dos cenários atuais todos podem ver que a gestão de pessoas influência diretamente na melhoria da empresa.
Uma empresa pode modificar e mudar seus diferentes tipos de recursos, instrumentos, matérias-primas, equipamentos e público – alvo. Mas os profissionais que atuam para o seu desenvolvimento são os que mais merecem atenção.
A gestão de pessoas atua de maneira estratégica para relacionar e harmonizar a produtividade, os lucros e proporcionar bem-estar e boas condições de serviços para os funcionários que atuam na organização.
Há uma significativa diferença entre aumento de produção e aumento de produtividade dos trabalhadores, a produção diz respeito a estratégias que podem se resumir na contratação de novos funcionários que aumentem o lucro da empresa.
Já a produtividade atua diretamente na gestão que desenvolve profissionais mais habilitados para se desenvolver e operar dentro da empresa oferecendo o os seus melhores desempenhos (performances) produtivos.
Portanto, um dos maiores desafios dentro de uma gestão de pessoas é estruturar jeitos de fazer com que os funcionários se engajem nas diversas operações, em seus limites estabelecidos, sem cobranças e estresses excessivos.
Como as ações dentro do setor de gestão de pessoas podem afetar a produtividade da empresa?
-
Lideranças mais preparadas
Os líderes são os profissionais que tomam frente às atividades propostas pela empresa, eles que dão norte, guiam e incentivem os demais funcionários para que o serviço seja mais facilitado, com maior eficiência e agilidade.
A gestão de pessoas oferece acompanhamento e orientação para os líderes das diversas equipes, proporcionando apoio em sua liderança. Essa orientação pode atuar na resolução de conflitos, engajamento e incentivo a novas tarefas, elaboração de estratégias e compreensão na dinâmica grupal.
-
Qualidade de vida aos profissionais
A gestão de pessoas, também reconhecida como RH (Recursos Humanos), atua principalmente para estabelecer métodos que possam oferecer bem – estar profissional aos funcionários das empresas.
O setor é responsável por manejar da melhor maneira possível os cumprimentos de exames de saúde dos trabalhadores, contabilização dos acidentes trabalhistas, atestados por doenças e mal-estar e afastamentos.
A qualidade de vida do profissional é um direito básico que o trabalhador possui para que ele esteja bem para atuar de maneira correta, aumentando sua produtividade e consequentemente a produtividade da empresa.
Os adoecimentos, em exclusivo os psíquicos, precisam ser investigados pelo RH para chegar a causa do problema. Eles podem estar relacionados a exaustão psíquica, depressão, lesão por esforço repetitivo, entre outros.
-
Engajamento profissional e motivação
A motivação e o engajamento profissional atuam positivamente na esfera do aumento da produtividade da empresa. Já que a motivação leva ao funcionário a agir e o engajamento produz sentimentos de responsabilidade e ligação afetiva com o trabalho.
A gestão de pessoas na empresa atua no gerenciamento dessas políticas, ela oferece benefícios múltiplos e premiações e colocações que aumentam o desempenho e o engajamento profissional.
As estratégias dos planos de carreira podem oferecer uma perspectiva de crescimento profissional na empresa, além disso promover métodos que ajudem a melhorar o relacionamento entre equipe e entre gestão e equipe também são ótimas maneiras de atuar na motivação dos funcionários.
-
Avaliação da performance do profissional
As avaliações de performance dos profissionais são estratégias comprovadas dentro do Recursos Humanos para promover crescimento do engajamento profissional e crescimento na carreira do colaborador.
Elas podem oferecer para o funcionário um retorno de como ele está atuando dentro do sistema empresarial, isto é, uma forma de contribuição e feedback pessoal alavanca outras contribuições dentro da organização.
Esse procedimento é muito importante para levantar críticas construtivas ao profissional, levantando os pontos positivos e negativos que envolvem seu desempenho, para que ele possa aperfeiçoar cada vez mais seu trabalho.
-
Treinamentos
Os treinamentos são capacitações que a empresa pode oferecer a sua equipe multiprofissional, para que cada profissional possa aprimorar suas habilidades específicas, aumentando a sua produtividade.
Conclusão
A gestão de pessoas, muito reconhecida dentro das empresas atualmente é uma estratégia essencial para possibilitar tanto a sua gestão empresarial como no desenvolvimento e bem-estar profissional, melhores condições de trabalho e produtividade.
Confira aqui mais artigos como esse