Como aumentar a produtividade com os serviços em TI?

O mercado atual está compreendendo aos poucos o papel e a importância de um departamento de TI dentro da empresa. O que poucos sabem é Como aumentar a produtividade com os serviços em TI.

A importância da TI é inegável; como a maioria dos sistemas são automatizados é preciso a presença de um profissional competente na área de Tecnologia da informação para que os processos da empresa sejam realizados com tranquilidade e sucesso.

Acompanhe este artigo e compreenda como aumentar a produtividade com os serviços em TI e o bom funcionamento de uma empresa.

Por que a TI é importante para a produtividade?

Para entender a real importância deste setor é preciso saber o que ele faz dentro de uma empresa e como se conecta com os demais setores.

A Tecnologia de Informação, ou TI, é responsável por todas as atividades e operações que envolvam o uso de recursos tecnológicos dentro de uma empresa. 

Desta forma podemos afirmar que o uso da tecnologia da informação é um dos grandes pilares do funcionamento de uma empresa, já que hoje em dia os processos são informatizados e é necessária uma área para controlá-los.

A maioria das empresas têm optado por terceirização deste setor. Reduzindo custos e melhorando a entrega dos serviços.

Como aumentar a produtividade com os serviços em TI?

A constante evolução das tecnologias faz com que a TI seja importante para todos os setores de uma empresa. Confira como isso pode acontecer:

  • Comunicação eficiente: a área de TI pode tornar a comunicação entre os setores da empresa mais rápida e extremamente eficiente.  

Isso ocorre por causa das tecnologias e plataformas que ela pode implantar dentro da empresa.

Um exemplo disso é o uso do sistema de nuvem, que reúne todas as informações na rede e elas são acessadas somente por pessoas autorizadas.

Ao colocar todas as informações em um único lugar você facilita diversos processos.

Toda a pessoa que precisar ter acesso à informação pode acessar a nuvem e conseguir ela de forma instantânea. 

Outra forma de usar a tecnologia de informação para melhorar a comunicação, e consequentemente a produtividade, é para a comunicação rápida entre setores.

Isso pode ocorrer com a criação de e-mail corporativos, a elaboração de operações que facilitem a realização de videoconferências e de plataformas para envio de mensagens instantâneas internas.

  • Aumento na produção: a tecnologia de informação, quando bem implantada em uma empresa, torna os processos mais produtivos.  

Isso acontece porque muitas vezes ela consegue visualizar um processo manual que pode ser transformado em automático.

Quando ocorre esse tipo de mudança os gastos que existiam para a manutenção do processo manual são reduzidos e muitas vezes evitados. 

Dessa forma a empresa fica com mais tempo e recursos para construir estratégias eficientes ao invés de perder tempo com assuntos operacionais.

  • Facilita o relacionamento com o cliente: com as facilidades que o setor de TI proporciona é fácil encontrar recursos e buscar por táticas diferenciadas para atingir o público-alvo desejado.  
  • Ajuda o marketing: uma boa divulgação faz toda a diferença para qualquer empresa. Ao contar com um bom serviço de TI o marketing também é impulsionado.  

A união entre os dois setores pode ocorrer de diversas maneiras, a principal é o uso de bancos de dados dos clientes, criados pelo TI, para a criação de campanhas publicitárias, pelo setor de marketing.

Com uma lista dos clientes e as especificações dos seus interesses é muito mais fácil criar estratégias que ajudem a alcançar o público-alvo desejado. 

Outro ponto importante que auxilia na produtividade e o suporte pós-venda, com as informações concedidas pelo setor de marketing é mais fácil criar uma boa política para esse processo.

  • Mais segurança: a perda de dados importantes pode refletir negativamente na produtividade de qualquer empresa.  

Quando a sua empresa possui um setor de TI estes problemas podem ser evitados através de mecanismos de proteção das informações.

Enfim, são vários os aspectos em que podemos aumentar a produtividade utilizando serviços em TI de uma empresa. Ou seja, investir em TI também é procurar maneiras de tornar a sua empresa mais produtiva. 

Confira aqui mais artigos como esse

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
Artigos

Empreendedorismo em Cibersegurança e Cloud

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil está previsto para crescer 12% em 2024, com destaque para áreas como cibersegurança e computação em nuvem. Este crescimento sinaliza uma oportunidade significativa para empreendedores e investidores, especialmente no contexto de franquias de TI, como a HelpDigital. A expansão do setor abre portas para soluções inovadoras voltadas para pequenas e médias empresas (PMEs), que frequentemente enfrentam desafios únicos em relação à segurança digital e à gestão de dados.

Leia mais »
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »