Com a sofisticação dos ataques cibernéticos e a necessidade de adotar os meios digitais para executar serviços e interagir com os clientes, as empresas precisam seguir boas práticas para serem mais competitivas. Esse cenário tem contribuído para haver um maior foco em terceirizar a gestão de TI.
No caso de companhias de pequeno e médio porte, essa prática tem se tornado primordial para aumentar a capacidade de suprir as demandas e reduzir os riscos de paralisações prolongadas das atividades, responsáveis por prejuízos financeiros e de imagem.
Neste artigo, vamos destacar alguns benefícios da terceirização do gerenciamento dos serviços de Tecnologia da Informação. Confira!
Melhorar processos
Não há dúvidas de que um suporte qualificado permite aprimorar os procedimentos relacionados com a TI. Por exemplo, os serviços de suporte interno aos colaboradores se tornam bem mais ágeis ao contar com um atendimento de alto nível.
Isso faz com que um funcionário resolva rapidamente os problemas para usar o correio eletrônico corporativo. Assim, é possível manter uma boa comunicação com todos os segmentos do público-alvo, minimizando a possibilidade de problemas nas entregas dos serviços.
Diminuir gastos
É um investimento bastante pesado contar com equipamentos de ponta para manter os dados armazenados e disponíveis de acordo com as melhores práticas. Em muitos casos, é uma ação inviável para empresas com um orçamento mais enxuto ou com outras prioridades mais urgentes no momento.
Esse fator e os elevados gastos com mão de obra interna especializada favorecem um olhar mais atento para terceirizar a gestão de TI. Afinal, é uma iniciativa que viabiliza cortar despesas e manter a organização inserida nas tendências da transformação digital.
Ter um suporte conectado com as demandas
Quais as melhores ferramentas para os dados estarem com um alto nível de proteção? Qual o ERP mais adequado para a realidade de uma companhia? São perguntas que podem ser devidamente respondidas quanto há um suporte qualificado em Tecnologia da Informação.
Com um apoio especializado, torna-se perfeitamente viável escolher os recursos tecnológicos que vão proporcionar um melhor desempenho em curto prazo, sem deixar de lado os cuidados com a segurança da informação.
A partir de um parceiro terceirizado, uma empresa pode contar com um sistema de monitoramento eficiente contra ameaças virtuais. Dessa forma, serão menores os riscos de perdas e vazamentos de dados, situações que infligem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê multas de até R$ 50 milhões ou 2% do faturamento bruto.
Adotar boas práticas de segurança
A presença de um apoio especializado também é crucial para adotar procedimentos que minimizem os ataques cibernéticos ou os danos causados por invasões a sistemas e redes corporativos.
Muitas companhias, por exemplo, enfrentam dificuldades para seguir boas práticas de backup, sendo que as cópias de segurança são fundamentais para a recuperação de dados perdidos em virtude de um cibercrime.
Ao terceirizar a gestão de TI, será muito mais simples não apenas adotar procedimentos adequados (backup, monitoramento e uso de ferramentas de proteção) para reduzir os riscos de ameaças virtuais, mas também conscientizar a equipe sobre os prejuízos provocados por um ciberataque. Com certeza, é um passo válido para profissionalizar a administração dos recursos de TI de forma inteligente.
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