O momento atual com
o coronavírus tem feito várias
empresas buscarem soluções para continuarem funcionando em Home Office. Todas
as instituições estão alterando seu modo de funcionamento, colocando o máximo
de colaboradores no modo de trabalho remoto.
A tecnologia tem
papel fundamental neste processo, pois permite que os colaboradores trabalhem
de casa com a mesma eficiência de que se estivessem dentro da empresa.
As duas principais formas de acesso
aos arquivos são VPN e o acesso aos arquivos via Cloud (nuvem), vamos explicar
de forma humanizada, sem conceitos técnicos.
Como acessar empresa remotamente
1.Criando uma VPN
Cria-se um “túnel”, com segurança, permitindo
usuários remotos acessem os arquivos que estão dentro da empresa.
Vantagens
e Desvantagens
·
Ambiente seguro.
·
Acesso simplificado, idêntico ao
acesso interno.
·
O acesso pode ser lento, pois depende
do link de internet do escritório.
·
Se o escritório ficar sem luz ou
internet, o acesso é interrompido.
Se a empresa tiver um equipamento que
faça VPN (roteador ou firewall), a implantação só dependerá da configuração nos
computadores, isso pode ser um pouco demorado, caso haja muitos usuários.
Se não possuir equipamento, será
necessária a troca do firewall, processo esse que pode demorar 1 semana, entre
aquisição, configuração e instalação.
2. CLOUD/NUVEM
Este cenário
viabiliza criar um FileServer em Nuvem, ou implantar uma solução licenciada
como o Microsoft 365, ou migração do sistema/servidor para Cloud.
Características
·
Implantação imediata;
·
Sem necessidade de aquisição de equipamentos;
·
Acesso simplificado aos usuários;
·
Alta velocidade para os usuários,
pois os arquivos estão em data center.
Existem dois métodos de implantação,
o primeiro, mais demorado pois depende da reorganização dos arquivos na nuvem,
é a migração manual do servidor para a nuvem. Um segundo formato é o
espelhamento do servidor atual para a nuvem, este formato habilita o acesso dos
arquivos de forma imediata.
Ambas as formas
permitem que os colaboradores acessem os arquivos
da empresa em casa a partir de suas residências, em home
office.
Nos dois modelos as
unidades da HelpDigital espalhadas pelo Brasil, podem auxiliar e prover estes
serviços com qualidade e agilidade.