Por que terceirizar os serviços de suporte de TI da sua empresa?

porque terceirizar suporte de ti
  • 19 de abril de 2018
  • por
  • 0 comentário

Saiba porque terceirizar os serviços de suporte de TI é a melhor opção para sua empresa.

Terceirizar os serviços de suporte de TI tem sido uma tendência cada vez mais adotada pelas empresas com sucesso.

Afinal, para que investir tempo, dinheiro e contratação de pessoal para um processo que não é o core business da empresa no lugar de direcionar estes recursos para o que trará resultados de negócios?

Além disso, as mudanças tecnológicas acontecem de forma tão acelerada, que rapidamente também a sua estrutura de TI tende a ficar ultrapassada.

Ao contratar o parceiro certo para implantar um projeto de suporte de TI (Service Desk e Field Desk) você garante os níveis de serviço adequados para atendimento dos usuários e sua correta gestão liberando a sua equipe de TI para apoiar as demais áreas de forma mais estratégica.

Para terceirizar os serviços de suporte de TI exige um parceiro com especialização nas principais metodologias e tecnologias de mercado diminuindo o tempo de resposta para os usuários que solicitarem os serviços. Utilizando uma metodologia de referência no segmento como o ITIL (Information Technology Infrastructure Library) o fornecedor garante um conjunto de boas práticas que serão aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de TI.

Um fornecedor especializado em Field Desk e Service Desk já tem um processo desenhado com o passo a passo seguindo uma metodologia o que garante a implantação do suporte de TI dentro do cronograma estabelecido com agilidade e redução de custo.

Pela experiência na implantação deste tipo de projeto e sua metodologia, um parceiro terceirizado considera todos os aspectos de implantação e gestão do suporte de TI: da configuração de procedimentos de atendimento, à escolha e/ou adaptação das ferramentas e infraestrutura da empresa, passando pela contratação e treinamento da equipe, até a conscientização dos usuários internos.

Isto não quer dizer que ao contratar o fornecedor de Field Desk e Service Desk, você seja obrigado a se encaixar em um modelo engessado, que não atenda as especificações da sua empresa. Muito pelo contrário, o parceiro certo adapta e escala o processo de acordo com as necessidades do cliente.

 

Funcionário quebrando o computador

Avaliando modelos para terceirizar os serviços de suporte de TI

# Equipe:

O formato dos contratos pode considerar uma equipe alocada dentro da estrutura da prestadora de serviços, ou funcionando na estrutura da empresa, ou mesmo híbrida, onde parte da estrutura está na empresa e parte no fornecedor contratado. Seja in company ou com uma estrutura remota, o importante é ter profissionais treinados e aptos para atender e encaminhar as solicitações para que os usuários não tenham interrupções em suas tarefas.

# Processos e ferramentas:

Além de qualificado tecnicamente, o fornecedor certo deve oferecer a opção de flexibilização para se adequar aos processos e ferramentas já disponíveis, se adequando ao ambiente e estrutura de TI da sua empresa. Tentar impor um determinado jeito de trabalhar ou uma determinada ferramenta já indica que o fornecedor pode não ter a capacidade de adaptação, também, ao crescimento da demanda.

# Suporte técnico multidisciplinar:

Qual a equipe de TI de uma empresa, seja de que porte for, consegue ter profissionais técnicos com alto grau de conhecimento em áreas tão diversas como de microinformática, de redes, de banco de dados, de sistemas? Além dos profissionais de atendimento do Service Desk e do Field Desk, um parceiro especializado conta com um time de especialistas que atuam de forma mais consultiva, em profundidade, ou apoiando as equipes nos atendimentos em incidentes mais complexos.

Tendo um parceiro terceirizado especialista e focado em resultados, regido por um SLA (Service Level Agreement), acordo de nível de serviço, você obtêm:

– análise e classificação dos erros;

– aumento do grau de satisfação do usuário;

– organização dos métodos de trabalho;

– geração de melhorias contínuas e referências para novos usuários;

– disponibilização de recursos tecnológicos atualizados;

– restauração da operação normal do serviço (incidentes);

– avaliação de impactos de mudança;

– obtenção de análise de indicadores como nível de satisfação, indicadores de fila/taxa de ocupação, entre outros.

 

Fonte: https://eitisolucoes.com.br/blog/terceirizar-os-servicos-de-suporte-de-ti-da-sua-empresa/