Iniciar um negócio, especialmente no Brasil, é um desafio que envolve dificuldades burocráticas, legais e econômicas – além das outras às quais todo empreendedor está sujeito em qualquer lugar, como a concorrência e as dificuldades inerente ao negócio.
O que é uma franquia digital?
Franquias seguem um modelo de negócio baseado na uniformização de processos e serviços que se beneficiam do poder da informática, essencial para a gestão dos negócios e para a comunicação entre o franqueador e seus franqueados.
Uma franquia é uma espécie de “filial licenciada” de uma empresa que possui, minimamente, uma marca de produtos ou serviços comercializáveis. Diferentemente das filiais tradicionais, uma franqueada possui dono e CNPJ próprios, subordinados pelo contrato de franchising (também conhecido como COF – Circular de Oferta de Franquia) que define as obrigações e direitos tanto do franqueador quanto do franqueado.
Hoje, chama-se de franquia digital o tipo de franquia baseado em negócios na internet ou ligados à produtos ou serviços que não necessitam de investimento em ativos físicos como lojas físicas, armazéns, centros de distribuição e até funcionários – muitas franquias digitais de sucesso adotam o modelo de home office no qual o franqueado trabalha, boa parte do tempo, em casa.
Vantagens de ser um franqueado digital
Há muitas vantagens para o empreendedor que investe no sistema de franchising para abrir seu negócio sem sair do zero:
- Menos dificuldade para entrada no mercado: todo empreendimento tem seus riscos associados. Contudo, como a franquia é normalmente baseada em um negócio que já mostrou resultados e consolidou uma marca, há menos riscos na fase inicial de entrada no mercado.
- Menor necessidade de investimento inicial: dependendo do tipo de negócio, ao tornar-se franqueado o empreendedor economiza com várias atividades de preparação para início da operação, do planejamento aos processos administrativos, muita coisa é “herdada” e isso diminui muito o investimento de partida do negócio.
- Reputação da marca franqueadora: em vários casos até o nome fantasia da loja ou do negócio licenciado é o mesmo, veja o casos de redes de café (como Delta ou Starbucks) ou lanchonetes (como McDonald’s ou Burger King) – do atendimento ao produto, os padrões são mantidos em todas as unidades e os clientes confiam nas marcas, independente de quem seja o dono das lojas.
- Maiores chances de sucesso: embora vários estudos das décadas de 90 e dos anos 2000 mostrem que a taxa de sucesso e sobrevivência de novos negócios independentes é bem menor que as de negócios franqueados, tudo depende de uma série de fatores. No entanto, é bem mais comum vermos pequenos negócios abrindo e fechando todos os dias do que franquias de qualquer porte (da simples lojinha de estampas em camisas às grandes redes de restaurante). Alguns estudos apontam a taxas de sucesso de franquia maiores que 90% (The Franchise King, Fin24)!
- Criação de produtos ou serviços: criar, padronizar e inserir no mercado um novo produto ou serviço não é tarefa das mais fáceis. Por isso, optar por um negócio de franquia é ainda mais interessante, uma vez que o franqueador já teve este trabalho e fez este investimento. Toda franquia séria é baseada na qualidade e sucesso de produtos e serviços que já estão no mercado.
- Apoio Comercial e de marketing: as melhores franquias possuem uma série de processos para facilitar a vida de seus franqueados no que tange as atividades comerciais e de marketing gratuitamente (já inclusos no contrato). Da mineração e distribuição de leads ao apoio na abordagem de clientes, o apoio da matriz é essencial e pode ser um grande diferencial na velocidade dos primeiros resultados. Além disso, muitas marcas estabelecem agressivas campanhas de marketing com partilhadas entre todos os franqueados e esses custos são bem mais atrativos do que quando são arcados individualmente.
São muitas vantagens em relação ao tradicional negócio independente, mas há também limitações e obrigações como o compartilhamento dos rendimentos (royalties) e o pagamento de uma taxa inicial de licenciamento.
Se o negócio é tão bom, porque o franqueador licencia seu negócio
Essa pergunta já passou pela cabeça de muita gente – se a marca e o negócio vão tão bem e são tão lucrativos, por que liberar seus segredos de negócio, uso de marca e seus processos para uso e benefício de terceiros?
A resposta é simples: o modelo de negócio baseado em franchising permite a expansão do negócio sem necessidade de crescimento centralizado do franqueador. Crescer sozinho significa o aumento da dificuldade de gestão, do tamanho da empresa (em número de funcionários e esforço e despesas), da necessidade de gestão centralizada de filiais distantes, da contratação de gerentes e toda sorte de medida comum aos negócios geograficamente distribuídos. No modelo tradicional todo o risco (e também os benefícios) são todos da matriz e isso nem sempre é interessante.
Na franquia, cada franqueado é dono do seu negócio – fazendo com que a rede seja composta por pessoas normalmente muito mais comprometidas do que funcionários normalmente são. Por isso, as redes de franchising estabelecem um rigoroso processo seletivo – além da capacidade de investimento, é preciso ter perfil para empreender.
Em tempos de crise, uma das áreas que conseguem sobreviver à crises é a área de TI, especialmente a de serviços de suporte e redes. Mesmo assim, iniciar um negócio do zero requer muito esforço e um pouco de sorte. Isso faz com que negócios na área seja muito atrativos, inclusive em franchising.
Gostou do artigo ou tem alguma dúvida? Quer ser um franqueado da HelpDigital? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente pelo nosso Fale Conosco, vamos ficar felizes em ajudar você e sua empresa.