Inovação é simples, porque gera valor para as pessoas. Então não pense nisso de forma burocrática, apenas deixe as boas ideias fluírem para mudar a forma como as coisas funcionam.
As novas gerações estão recebendo tanta informação ao mesmo tempo e vendo tantas coisas mudarem com rapidez, que nem há tempo para entender tudo o que está sendo configurado e desconfigurado como as coisas novas que estão surgindo ao seu redor.
Algumas coisas estão tão enraizadas e sendo feitas da mesma maneira há tanto tempo, que qualquer sinal de mudança faz as pessoas tremerem e temerem o que pode surgir de novo e mudar o processo habitual de trabalho ao qual estão acostumadas.
Mudar mexe com a cabeça das pessoas de uma maneira muito grande. Um exemplo bem visível disso, principalmente em nosso país, é o efeito Uber.
O motivo disso, é porque inovação está diretamente ligado à geração de valor. Quando você propõe e provoca inovação em sua área de atuação, independente de qual seja, está provocando a geração de valor para as pessoas. Você acaba mudando a forma como elas enxergam valor no seu negócio.
Obviamente, você pode ver que a ideia de inovação, no entanto, não deve ser pensada apenas como invenção de novos produtos, serviços ou tecnologias, mas também ao valor ou conceito que as ideias podem provocar em processos de gestão ou modelos de negócio, por exemplo.
Se pararmos para pensar, temos a chance de provocar inovação todos os dias em nossa rotina profissional. Como? Oferecendo ideias que possam provocar tal inovação com o que trabalhamos. Como saber se minha ideia é boa o suficiente para provocar inovação? De novo: Geração de valor!
É assim que você precisa raciocinar para entender se suas ideias podem ser inovadoras e se podem, realmente, serem ideias que geram valor para seu negócio.
Uma ideia só deve ser pensada como válida para ser aplicada na prática quando o problema do cliente final for atendido. Você só provoca inovação se consegue atender às expectativas que um cliente possui.
Inovação também está muito ligado a fazer diferente as mesmas coisas que fazemos hoje, ou seja, não é só criação de coisas novas.
Vivemos em uma era em que a grande tendência é simplificar quando o assunto é inovação.
A geração de valor que o cliente quer ver não passa mais por acréscimo de funções que ele não utiliza em seus produtos, mas sim formas de simplificar o que ele faz hoje.
“…O próprio Uber não inventou nada novo precisando de anos de pesquisa em laboratório. Mas criou algo totalmente novo…”
Conseguiu captar a ideia dessa frase?
Então, como saber se sua ideia é realmente boa e que provoca inovação? Agora já sabe a resposta.
Pense no que o cliente precisa e não tenha medo de arriscar algo que ainda não foi tentado. Pense na geração de valor.
A ideia é ser mais simples. E ser simples, é simples
Fonte: www.profissionaisti.com.br