Vale a pena terceirizar serviços de TI?


Se você é um empreendedor iniciante com certeza já vivenciou situações de não saber como otimizar recursos dentro do seu negócio, ganhando tempo e ainda assim oferecer um produto ou serviço de qualidade para o seu projeto, já pensou sobre a terceirização dos serviços de TI?

A terceirização do sistema de TI pode fazer parte desse processo de otimização e solucionar todas as dores de cabeça que você até o momento havia sentindo ao gerir essa empresa.

Esse processo de aumentar a performance da empresa e garantir a segurança das informações fornecidas na rede é o chamado outsourcing, vamos conhecer como essa terceirização dos serviços de TIfunciona.

O que é Outsourcing?

Seguindo a definição esse termo significa praticar a terceirização dos serviços de TI ou atividades da empresa, transferindo as responsabilidades para um ou mais fornecedores externos.

Como o mercado tecnológico permanece em grande expansão a contratação desse serviço está cada vez mais em evidência por proporcionar certas vantagens para a empresa.

Vantagens que uma empresa terá ao contratar uma empresa para os serviços de TI

A principal vantagem é o ganho de tempo, a responsabilidade pelos serviços de TI já não é mais da empresa e isso gera também uma economia de recursos, já que você não precisa fazer a contratação de funcionários para o setor, ficar atento as atualizações do sistema e gastar mais dinheiro com a manutenção da infraestrutura.

Por fim, porém não menos importante é a segurança que uma empresa responsável que trabalha com ética e respeito aos empresários oferece aos seus serviços prestados.

Muitas empresas já sofreram com a invasão de hackers e roubo de dados importantes que impactaram negativamente no seu negócio. Ao contratar uma empresa de TI essa segurança contra esses agentes aumenta e torna-se cada vez mais difícil a invasão ao sistema.

O que eu preciso saber antes de contratar uma empresa para terceirizar o sistema de TI?

Antes de contratar uma empresa para terceirização dos serviços de TI é preciso ter o conhecimento da tradição, solidez e segurança que a empresa contratada fornece. Comparando todas essas informações (que devem ser coletadas minuciosamente) ao custo do serviço, o empresário compara, fazendo a relação custo benefício e escolhe a melhor opção.

avaliando empresa de TI

Dicas para avaliar uma empresa que oferece o gerenciamento do sistema de TI

A principal dica é que o empreendedor não deve contratar uma empresa para prestação dos serviços de TI pelo preço mais barato. Será necessário fazer responder apenas quatro questões antes de contratar uma empresa para os serviços de TI.

A empresa que fornecerá os serviços também oferece uma manutenção preventiva? A empresa possui uma autonomia para gerir o sistema de modo que o mesmo não falhe (um exemplo prático é quando você está no banco e cai o sistema, isso é uma falha no sistema)? A empresa fornece relatórios para um melhor controle dos serviços por parte da minha empresa? A empresa está alinhada com os objetivos do meu negócio?

Gostou do artigo ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente pelo nosso Fale Conosco, vamos ficar felizes em ajudar você e sua empresa.

SEGUIR EMPRESA

Siga a HelpDigital no Instagram

Instagram.com/helpdigitalti