Você com certeza já disse ou ouviu alguém dizer que nosso mercado é prostituído.
Que sempre é desvalorizado na TI!
Que os clientes preferem pagar o mais barato do que a melhor qualidade, ou que os profissionais não se valorizam.
Enfim, sempre achei isso uma idiotice sem tamanho!
Eu já passei por todos os cargos que você pode imaginar relacionados a TI antes de fundar a HELP há mais de 13 anos.
E desde quando comecei sempre vi dois cenários opostos se conflitarem:
De um lado os técnicos que culpam o mercado (acredite, há mais de 20 anos é a mesma coisa)
De outro, grandes empresas, até mesmo empresas novas, cobrando o quanto querem / acham justo pelos seus serviços e nunca vi reclamarem por falta de clientes.
A verdade é que 95% dos profissionais só se preocupam em saber a parte técnica e deixam todas as outras áreas de lado, desde o marketing até as vendas.
Assim você continua sendo o “Menino do Computador” pra sempre!
Eu já fui chamado de o ‘menino do computador’ por alguns anos, naquela época.
Há mais de duas décadas nesta profissão, aprendi muita coisa. A principal lição foi não me render ao senso comum de muitos colegas da área, que se vitimizam pela falta de valorização da categoria, o que não concordo muito.
Do que adianta reclamar de que não é valorizado e não melhorar suas soft skills? Não digo nem das hard skills pois estas são obrigatórias. O que vejo muito é profissional que não sabe negociar, vender, comunicar, não é proativo e reclama de falta de valorização.
Já atuei em TI em infraestrutura, consultoria, analista de negócios (ERP), suporte técnico N2, N3 e gerente de projetos. Até virar empreendedor e fundar a HelpDigital.
Por diversas vezes escutei de alguns colegas, que o mercado é prostituído, que os profissionais não se valorizam ou o mercado nivela por baixo. Buscam preço à qualidade.
Sempre discordei.
Ponderava que cada um é responsável por apresentar seu ‘produto/serviço’ da forma que o cliente se ENCANTE e queira PAGAR o que o profissional considera JUSTO receber.
Alguns até hoje se assustam quando em conversas informais deixo escapar quanto cobramos deste ou daquele cliente que nem possuem uma estrutura tão grande.
Na HelpDigital é imperativo que o cliente se encante com nossas soluções e pague por elas o que queremos receber. Dentro de um processo normal de negociação onde duas empresas praticam o GANHA / GANHA.
Um cliente encantado, sabe que você vai RESOLVER os problemas do dia a dia do negócio dele. Isso deve ficar bem CLARO pra ele, tanto na figura da sua Pessoa Física quanto na da sua empresa.
Por isso é importante uma boa apresentação nas visitas comerciais, postura ativa, uma marca forte que passe confiança, além de um portfólio 360º que o leve a fechar alguma solução ou TODAS.
Com firmeza e segurança de bom conhecedor da área, antenado as mutações aceleradas do mercado e sempre em constante EVOLUÇÃO, é possível sim se tornar um profissional de TI mais valorizado ou um empreendedor em TI de sucesso.
Artigo: Fernando Aurélio - CEO Founder da HelpDigital a maior e melhor Franquia em TI do Brasil.
Você Sabia?
A HelpDigital conta com um time de especialistas em TI em todo o Brasil. Atendemos empresas de todo e qualquer porte com soluções inovadoras de informática, redes, segurança digital, cloud computing e muito mais.
Nossas Franquias em TI fornecem serviços em TI profissionais para empresas. E contamos com as ferramentas para MSP’s (Manager Services Provider – provedores de serviços gerenciados) mais modernas do mundo.
Você será transformado em um Empreendedor de TI com sucesso, formando renda recorrente e gerindo seu negócio com maestria.
Confira mais artigos como esse