Sua empresa de TI no modelo MSP

O que é MSP? 

MSP ou Managed Service Provider nada mais é do que uma empresa de TI que presta serviços, como monitoramento, segurança, gerenciamento dos recursos de TI para muitos clientes. Existem outros termos que significam a mesma coisa que MSP como, IT Support Provider, IT Managed Services Provider, Monitoramento Remoto e Provedor de Gestão e muitos outros. Mas todos eles querem dizer a mesma coisa.

Como MSP’s funcionam? 

MSPs fornecem serviços principalmente para pequenas e médias empresas que não possuem uma equipe de TI interna, ou que queiram profissionalizar os atendimentos de informática nos seus negócios. Por exemplo, uma clínica médica, vai utilizar os computadores para gerenciamento de dados, registros de consultas, financeiro, bem como a comunicação na rede interna e acesso a internet nos computadores de seus colaboradores. Esta  clínica provavelmente não precisa de um funcionário de TI em tempo integral a disposição para manter todo o sistema funcionando. No entanto, quando algo dá errado, eles precisarão de alguém de imediato para resolver o problema. Esta é a hora que o MSP entra em ação.

O modelo de negócio MSP 

A maioria dos MSP’s oferecerem seus serviços de duas maneiras diferentes: por quebra/conserta ou Planos de Suporte Gerenciados. A opção de quebra/conserta é autoexplicativa: quando algo ‘quebra’ ou para de funcionar no computador de um cliente, o MSP é acionado para consertá-lo, esse modelo hoje é similar ao Plano Basic da HelpDigital, exceto que mesmo no Basic a Help oferece suporte remoto e monitoramento básico. Já no modelo de Plano de Suporte Gerenciado, o cliente escolherá um plano que o deixe completamente tranquilo em relação a TI de sua empresa, geralmente nestes planos incluem diversas ferramentas embutidas que fazem o controle da internet, segurança através de antivírus profissionais, barreiras contra invasões com Firewall e Proxys, backups locais e em nuvem, canais para abertura de chamados e muitos outros benefícios.

Quais são as principais vantagens das MSPs?

Agora que você já sabe o que é MSP e como ela funciona, conheça os benefícios mais importantes agregados às empresas que adotam a estratégia:

Melhora a qualidade dos serviços prestados

A melhora da qualidade nos serviços é uma das principais promessas feitas pelos provedores de serviços gerenciados. Mas isso não fica só na promessa. Cada condição acordada é apoiada por um contrato do tipo SLA (Service Level Agreement), que garante o cumprimento delas.

Entre as soluções adotadas, podemos destacar o desenvolvimento de ferramentas, processos e governanças necessárias para oferecer os melhores serviços de forma econômica.

Manutenção de tecnologias

Um parceiro de serviços gerenciados ajuda a empresa a implementar as melhores práticas do segmento, permitindo que o departamento de TI atinja um nível de eficiência mais elevado. Além disso, cuida para garantir que os serviços nunca fiquem defasados e a empresa passa a aproveitar o que a tecnologia sempre tem de melhor a oferecer.

Os provedores de serviços gerenciados também possuem habilidades e recursos suficientes para implementar novas tecnologias de forma ágil, permitindo que a empresa explore mais prontamente as inovações de TI.

Como a demanda por inovação promove uma concorrência saudável entre os prestadores de serviços, há uma corrida por atualizações. Isso acaba reduzindo os custos e gerando serviços de melhor qualidade para as empresas.

O provedor de serviços gerenciados é quem fica responsável pelas inovações tecnológicas, assumindo os investimentos em implementação e treinamento.

Economia de recursos

Aquisições, serviços de reparo, atualizações e os imprevistos podem custar muito dinheiro aos cofres da empresa e comprometer o orçamento destinado a outros setores, como marketing e vendas.

Ao fazer parceria com uma MSP, é possível melhorar o controle desses custos, pois a empresa passa a pagar uma taxa fixa e outra variável, cobrada apenas quando serviços extras são consumidos. Dessa forma, a empresa paga apenas pelos serviços que utilizar e reduz a capacidade de TI ociosa.

Maior segurança

As MSPs utilizam uma série de recursos para reforçar a segurança da rede, dados e sistemas da empresa, como:

  • gerenciamento de patches (pacotes de atualizações disponíveis);
  • ferramentas de varredura de vulnerabilidades, malwares e vírus;
  • planos de recuperação de desastres;
  • recursos de cloud backup.

Todos esses recursos são atualizados frequentemente para oferecer inteligência de segurança. Consequentemente, reduz os riscos de interrupções das operações, roubos e vazamentos de dados sigilosos, possibilitando a recuperação imediata em casos de danos parciais ou totais na estrutura.

De maneira geral, contribuem para reduzir os riscos relacionados à segurança, à continuidade do negócio e ao cumprimento das regulamentações associadas às áreas mais críticas de TI. Essa proteção acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos 365 dias do ano, graças às ferramentas sofisticadas de automação dos processos de monitoramento e controle.

Os Planos de Suporte Standard e Professional da HelpDigital oferecem soluções através da plataforma MAX, que conta com API’s de grandes players de mercado mundial. Que nos permite trabalhar de forma proativa e evitar que os incidentes de TI parem as atividades dos nossos clientes. Ofertamos no modelo MSP: Segurança, Monitoramento, Backup, Antivírus, Service Desk, Firewall, Proxy e muito mais. Isso tudo com baixo custo de alta qualidade em TI.

A HelpDigital tem diversas unidades no Brasil, no modelo de Franquias. E todas estão padronizadas e trabalhando como MSP’s, ofertando e executando todos os serviços e planos de suporte da nossa marca.

Solicite a visita de um consultor.

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
Artigos

Alta demanda por Serviços de TI: Contratos recorrentes

Com uma franquia especializada em TI, você não apenas elimina a fase de testes e riscos iniciais, como também ganha acesso a treinamentos e suporte constante, permitindo que você foque no crescimento e na satisfação dos seus clientes.

Além disso, ao contar com uma marca já consolidada e reconhecida no mercado, a confiança dos seus clientes é potencializada desde o primeiro contato.

Leia mais »