No início, tudo era o Caos, depois, veio o Big Bang, as galáxias, a sopa cósmica, a Pangea, o ornitorrinco e toda aquela história que se resume nos “Alienígenas do Passado”. Vamos entender o que isso tem a ver com o Profissional de TI.
Para organizar toda essa ‘bagunça’, Deus entregou a Moisés a “Tábua dos 10 Mandamentos”. Viu que tinha que alterar certas coisas e que o Homem não estava mais disposto a caminhar 40 anos no deserto para uma nova reunião de atualização.
Então, para facilitar a comunicação, liberou o conhecimento da Informática para um seleto grupo de seres humanos, mas esses criaram o wi-fi, o chat e o Facebook – e tudo voltou novamente ao Caos.
Como lição, Deus lançou àquele grupo, e à todos os que ousaram escolher ser um Profissional de TI, as 10 grandes pragas:
1. Sobre teu físico e aparência
Tua barriguinha crescerá e poderás usar como apoio para o mouse, além de ser o espaço ideal para a caneca de café e a latinha de Coca-Cola. Tuas 2 únicas camisetas serão a do Homer Simpson e a do Sheldon Cooper e terão formato côncavo. Ostentarás cabelos grisalhos, ou uma “careca cabeluda” – se tiveres sorte e a genética te ajudar.
2. Sobre a tua alimentação
Refeições decentes farão parte de tuas doces lembranças e os aplicativos mais utilizados serão os de pedido de fast food e o da farmácia – para o sal de fruta.
3. Sobre teus relacionamentos
Não os terás. Se tiveres sorte, terás uma família. Se tiveres tempo para fazer filhos, ficarás na dúvida sobre qual nome escolher: Mainframe, Control C, Control V, Wi-Fi, Hashtag, Google, Adobe Font Folio ou Cloud – e ainda chamarás todos de ‘download’ – para facilitar.
4. Sobre teu julgamento
Primeiro, subestimarás o conhecimento de cada usuário, depois, os classificará como: o Usuário Mainframe – ocupa muito espaço; o Usuário Google – diz que sabe tudo; Usuário Torrent – só compartilha arquivos proibidos com outros usuários; Usuário Servidor – está sempre ocupado.
5. Sobre tua identidade
Perderás o teu nome e o teu título de formação para ser conhecido somente como o “menino (a) do suporte”, menino (a) do computador ou “tio (a) da TI”.
6. Sobre tua empatia
Nunca conseguirás explicar para um BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema) que 1 bit não é a mesma coisa que 1 byte; que a pressa será a inimiga da conexão, e que, “quando o programa não está respondendo” não serão os 325.485.284 cliques que resolverão o problema.
7. Sobre tua saúde
Criarás alertas automáticos de medicamentos para controlar os triglicerídeos, colesterol, diminuir os riscos de AVC e de Infarto. As “ites”: bursites, tendinites e gastrites serão apenas alguns itens colecionáveis. A vitamina D será proveniente da luminária sobre sua cabeça ou do aplicativo da farmácia.
8. Sobre tua diversão e descanso
Não terás. Somente passeios em lojas de equipamentos de informática. O leito na clínica de endoscopia será um dos poucos lugares aconchegantes que você lembrará de deitar e dormir “bem” – sem ser atormentado por sonhos com códigos fonte e com pedidos para trocar o cartucho da impressora.
9. Sobre teus desejos
Cobiçarás o processador e a memória da máquina do colega, além de sua cadeira giratória e do porta retrato com o Bill Gates (brincadeira :-)).
10. Sobre tuas paixões
Desenvolverás um amor platônico pela cafeteira e pela máquina de refrigerante (a cafeína não fará mais efeito em teu organismo); irás incorporar o personagem ‘Smeagol’, do Senhor dos Anéis, quando falarem do datacenter ou da Nuvem – “my precious”.
Não satisfeito com todas essas “pragas”, ainda terás a crença de que o computador tem vida própria, pois, nem tudo o que fizeres, saberás refazer ou explicar como foi feito. Além do que, deverás estudar e aprender eternamente, já que a melhor solução de hoje, poderá não ser amanhã.
Mas não se apavore! Pois a conclusão de tudo isso, é que ainda assim, amarás o fato de teres escolhido ser um Profissional de TI!
Brincadeiras (ou não) a parte, complemente com outras pragas/mandamentos. Deixe seu comentário!
Fonte: www.profissionaisti.com.br