Quais as ameaças quando NÃO se tem um suporte em TI de qualidade?

Atualmente as empresas acabam encontrando algumas ameaças quando não se tem suporte em TI pois estão desatualizadas ou não se adequaram ainda aos novos moldes de comprar e vender pela internet.

Sendo assim, essencial que as corporações invistam na segurança dos seus dados e informações caso queiram expandir seus negócios para a web, a fim de evitar possíveis invasões de sistema.

O seguinte texto foi elaborado para expor algumas ameaças que as corporações podem sofrer quando não investem adequadamente em um serviço de Tecnologia da Informação.

Porque é necessário proteger as informações? Confira as ameaças quando não se tem suporte em TI

O Brasil é considerado o terceiro país mais afetado por atividades ilegais na internet segundo a Norton/Syamantec, com o cibercrime atingindo um custo de 16 bilhões anuais.

Além disso, é estimado que 32% das empresas do país já sofreram algum tipo de ataque ilegal, número este que supera crimes como suborno e corrupção.

Sendo assim, é necessário que uma empresa proteja suas informações para que não seja afetada eticamente ou financeiramente devido à exposição de dados sigilosos na internet.

Principais ameaças quando não se tem um ótimo suporte em TI 

Existem muitas ameaças no mundo da tecnologia que podem colocar as corporações em posições extremamente delicadas caso suas informações privadas sejam vazadas.

  1. Ataques

Existem diversos grupos especializados em acessar informações confidenciais das empresas com o intuito de disponibiliza-los na internet, corrompê-los ou impossibilitar que sejam acessados pelos funcionários.

No caso de impossibilitar o acesso aos dados, estes grupos têm como objetivo chantagear os responsáveis pelas corporações a fim de conseguirem quantias muito altas pela liberação destas informações.

Desta forma torna-se necessário por parte das empresas obter uma equipe de TI que cuide do seu banco de dados, se atualize diariamente e seja eficiente no combate à possíveis invasões sistêmicas.

  1. Falhas humanas 

‘Toda empresa utiliza da tecnologia para executar diferentes tarefas diárias, como envio de e-mails, transações bancárias via internet banking, vídeo chamadas em reuniões à distância e muitas outras.

Porém mesmo que a tecnologia faça parte do cotidiano das pessoas e as mesmas estejam muitas vezes habituadas ao seu uso, isto não exclui as chances de possíveis falhas humanas.

Diversas empresas acabam sendo prejudicadas por descuidos cometidos por parte de seus funcionários como sair e esquecer de bloquear o computador ou registrar senhas que são descobertas facilmente.

Outro grande erro cometido por parte dos colaboradores é acessar informações confidenciais da empresa em computadores ou redes de internet que não sejam especificas da corporação, deixando desta forma os dados vulneráveis.

Sendo assim a equipe de TI se mostra responsável em desenvolver ferramentas que ajudam a dificultar o acesso as informações que estão mais vulneráveis devido aos erros cometidos por parte do quadro funcional da empresa.

  1. Falhas dos equipamentos, elétricas e demais situações excepcionais 

Mesmo que seja improvável acontecer alguma situação de falha geral dos sistemas, quedas energéticas ou demais situações excepcionais como desastres naturais é importante que a corporação esteja preparada para estes momentos.

Em situações deste tipo existem inúmeras formas de uma empresa ser prejudicada, principalmente com a exposição dos seus dados e os danos financeiros sofridos em decorrência dos eventos.

Desta maneira se mostra necessário a contratação de uma equipe de TI qualificada para gerenciar da melhor maneira estes momentos de crise, buscando reduzir ao máximo os danos sofridos.

Sendo assim, mesmo que não seja encontrada uma solução para os prejuízos materiais, pelo menos as informações (que são o mais importante para uma corporação) estarão protegidas.

  1. Falta de manutenção 

A falta de manutenção nos equipamentos é uma das piores ameaças que uma empresa pode encontrar dentro do seu ambiente de trabalho.

Mesmo que os equipamentos sejam novos é necessário realizar a manutenção para garantir seu pleno funcionamento e evitar que falhas em sistemas principais aconteçam.

As versões mais atualizadas de alguns softwares têm como objetivo corrigir velhos erros e apresentar novas ferramentas que podem oferecer ao equipamento maior segurança.

Além disso, é sabido que os componentes eletrônicos têm prazo de validade e devem ser trocados ou levados para manutenção periodicamente para garantir seu funcionamento.

Uma empresa perde muito tempo e dinheiro quando seus funcionários estão impossibilitados de produzir devido a equipamentos que apresentam falhas, desta forma é essencial investir em uma boa equipe de TI para que situações desta natureza não ocorram.

Conclusão 

Analisando todo o assunto exposto ao longo do texto, fica evidente a importância de se investir em boas tecnologias com o intuito de evitar que as empresas sofram ameaças quando não se tem um ótimo suporte em TI.

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