• Help Digital
  • »
  • Artigos
  • »
  • Quais as principais diferenças entre os serviços de armazenamento na nuvem?

Quais as principais diferenças entre os serviços de armazenamento na nuvem?

O armazenamento na nuvem é uma tecnologia que permite que usuários ou empresas possam guardar seus arquivos e acessá-los a qualquer momento sem que, para isso, tenham que dispender de estruturas próprias de armazenagem dessas informações.

Mas você sabia que existem diferentes serviços de armazenamento na nuvem? Sim, cloud computing pode ser dividido em público, privado ou híbrido e, no texto de hoje, vamos mostrar as principais diferenças entre cada um deles.

Quais são os 3 tipos de serviços de armazenamento na nuvem?

Nuvem pública

É o serviço oferecido, geralmente, pelas grandes empresas de tecnologia como a Google, Amazon ou Microsoft. Essa é a melhor opção para pessoas físicas ou para empresas pequenas e médias que não têm condição de ter uma equipe própria de TI ou mesmo de manter um datacenter próprio.

As nuvens públicas oferecem diferentes planos, conforme a necessidade de seus clientes e permite o compartilhamento de dados entre um ou mais usuários.

Nuvem privada

Já para as empresas em crescimento ou que conseguem trabalhar com um volume maior de dados, o mais indicado é contar com a nuvem privada.

Esse serviço de armazenamento na nuvem, embora requeira maior volume de investimento — como instalação e manutenção de toda uma estrutura que permita o funcionamento adequado do datacenter dentro do espaço físico da sua empresa —, garante maior segurança de informação e resposta mais ágil para as demandas.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida existe por apresentar aspectos que têm a ver tanto com a pública quanto com a privada. Isso ocorre, por exemplo, quando a empresa tem uma estrutura própria de datacenter — o que é típico da nuvem privada —, mas pode compartilhar dados entre nuvens públicas.

Qual o melhor serviço de armazenamento na nuvem?

Claro que isso depende do serviço prestado pela sua empresa, além do tamanho, dos recursos financeiros disponíveis. Mas antes de adquirir um datacenter próprio e contratar uma equipe de TI para gerenciar as informações produzidas pelo seu negócio, vale a pena estudar as alternativas e ver qual serviço oferece melhores condições.

Nesse caso, você deve levar em consideração características como:

  • o custo do serviço de cloud computing;
  • o espaço disponibilizado para armazenamento de dados;
  • o suporte;
  • a customização do serviço, dentre outros.

Fonte: www.qinetwork.com.br

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »