Qual a melhor forma de proteger o computador?

“Mercado de hackers” cresce na mesma proporção que o número de ciberataques. São mais de 390 mil novos programas maliciosos por dia. Saiba como manter seu PC seguro

Pesquisa recente conduzida pela KPMG, revelou que 81% das organizações do setor de saúde já foram comprometidas, ao menos, uma vez por malware, botnet ou outro tipo de ciberataque nos últimos dois anos, mesmo contando com tecnologia de prevenção e proteção.

Isso porque há um crescente “mercado para serviços de hackers” em diversos países, inclusive no Brasil que – acredite – até divulgam tutoriais de como roubar dados digitais e anúncios com ofertas on-line de invasões. Números divulgados pelo AV-TEST indicam um total de 425 milhões de ataques/ano, o equivalente a 390 mil novos programas maliciosos por dia.

Contudo, em igual ou maior intensidade, diversas organizações e profissionais de TI têm desenvolvido métodos bastante eficazes para melhorar a segurança online e, por consequência, de arquivos com informações pessoais. Há algumas formas inteligentes e bem simples para proteger seu computador, como, por exemplo, a utilização de seu antivírus. Mas especialistas alertam: isso não basta! É preciso compor este programa com um conjunto de ações que farão com que seu PC fique o mais protegido possível.

Cinco dias eficientes:

Use firewall. Ele trabalha em parceria com o antivírus e contribui em alertá-lo sobre atividades suspeitas caso um vírus queira invadir seu computador, além de bloquear worms e hackers que tentem baixar programas de caráter duvidoso.

Mantenha o sistema operacional atualizado. Certifique-se de que a atualização é feita automaticamente, caso contrário a faça manualmente. Estes sistemas liberam atualização de segurança que ajudarão a manter seu computador ainda mais seguro.

Use configurações de privacidade em seu computador. Desta maneira, você dificulta o acesso a dados pessoas pelos hackers, evitando roubos e fraudes de identidade.

Nunca baixe ou abra programas, arquivos ou pastas desconhecidos. Os vírus estão bastante disfarçados, inclusive como imagens. Por isso, sempre que receber algo de caráter duvidoso, não abra. Caso decida por baixar um programa, por exemplo, verifique todos os softwares adicionados indicados durante a instalação.

E claro, escolha um bom antivírus para manter a eficácia de sua máquina e deixá-la menos vulnerável possível aos ciberataques.

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »