Dentro do mundo corporativo a setor comercial e a tecnologia da informação, duas áreas até então distintas entre si, começaram a convergir para um único ponto: aumento da lucratividade.
Os e-commerces deram ao setor de vendas um novo modelo de consumo totalmente autônomo, individual e livre, fazendo com que os consumidores unissem o acesso a internet ao estilo de vida capitalista.
Desta forma, as empresas passaram a investir boa parte de seus capitais em tecnologias que visam adaptar este novo mercado consumidor extremamente conectado com as formas de vendas em lojas físicas.
Este artigo foi escrito com o intuito de esclarecer qual a relação existente entre a área comercial e as novas tecnologias, principalmente a tecnologia da informação.
Mudança comercial no cenário web
Devido a grande popularidade que os e-commerces alcançaram, o modelo no qual o mercado estava acostumado a vender se alterou significativamente para adaptar-se às novas demandas dos consumidores.
Com isso as empresas começaram a voltar suas estruturas corporativas para a internet, apostando em um novo molde de serviço que as diferencie de suas concorrentes.
Sendo assim, houve a criação de ferramentas atualizadas para buscar a fidelização de novos clientes como os SACs personalizados, propagandas voltadas para a web, tipificação do atendimento ao consumidor e preocupação com suas experiências de compras, etc.
Desta forma, a tecnologia da informação surgiu para facilitar a gestão destas empresas online, assim como seus processos de organização, sempre buscando estimular a competitividade empresarial.
Setor comercial e a tecnologia da informação e suas estratégias de mercado
Atualmente os nichos econômicos em ascensão passaram a ser muito mais do que o simples comércio de componentes eletrônicos. A informação passou a ser uma das ferramentas principais para o sucesso financeiro de uma corporação.
A área de TI (tecnologia da informação) possui ferramentas especificas voltadas para os setores tanto de criação de desenvolvimento de novos aplicativos quanto de organização e levantamento de dados para auxiliar na gestão empresarial.
Desta forma, investir em ferramentas da tecnologia da informação se mostrou um meio de tornar uma empresa mais produtiva, eficiente e econômica, pois o setor cuida da segurança dos dados e informações corporativos.
Objetivos das ferramentas da tecnologia da informação
Adotar as ferramentas da tecnologia da informação transfere à empresa alguns de seus objetivos que vão desde melhorar o atendimento com seus clientes até proteger seus dados na internet contra invasões de sistemas.
São nestes objetivos que se pode perceber a relação intrínseca entre o setor comercial e a tecnologia da informação dentro do mercado corporativo atual.
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Reduzir e simplificar os custos
A TI tem como um de seus principais objetivos simplificar o acesso aos dados empresariais através de sistemas fáceis e intuitivos, desta forma os processos se tornam mais eficientes e os funcionários mais produtivos.
A área também exibe a função de instalar medidas que visam reduzir os custos empresariais através de soluções em sistemas de vendas e comunicação que otimizam a rotina do local de trabalho, reduzindo desta forma os gastos a longo ou médio prazo.
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Gestão de vendas
A área da TI oferece soluções para otimizar os processos de vendas de uma corporação, como a implementação ou desenvolvimento de softwares que organizam dados, exibe as metas de vendas alcançadas, disponibiliza informações detalhadas sobre os consumidores e muito mais.
Desta forma, a área consegue oferecer ao empreendedor um relatório completo sobre sua empresa como o seu mercado consumidor, gastos, lucros, produtividade dos funcionários, possíveis chances de novos negócios e demais.
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Personalização do atendimento ao cliente
Devido ao fato da tecnologia da informação dispor de meios que facilitam a empresa em conhecer as particularidades dos seus clientes ela transforma seu atendimento em um sistema especializado e eficiente.
O contato com o consumidor passa a ser mais direto e voltado para seus gostos pessoais, além disso as ferramentas também permitem disponibilizar as propagandas dos produtos nos momentos em que há mais chances de vender.
Há também a possibilidade de personalizar os atendimentos automáticos para os clientes de forma que o contato seja mais direto e acolhedor.
Conclusão
Contratar os serviços desta área para uma empresa atualmente significa aumentar sua produtividade, melhorar a experiência dos seus clientes, facilitar a gestão financeira e reduzir custos que eram mal direcionados.
Além disso, não há mais como negar que o setor comercial e a tecnologia da informação trabalham em conjunto para oferecer as empresas as melhores alternativas para que ela cresça e se destaque no mercado financeiro.
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