Para ser um bom gestor, ter habilidades como: saber ouvir, ter espírito de liderança e ser proativo é essencial. Entretanto, para ser um bom gestor da área de Tecnologia da Informação (TI) é preciso ter um “Q” a mais, aptidões específicas que se destaquem num mercado amplamente competitivo.
Ao analisar o Guia de Profissões da Catho, maior consultoria de empregos e recolocação profissional do país, por exemplo, é possível perceber que para o cargo de Gestor de TI qualidades como gestão de pessoas, habilidades com coordenação de projetos (escopo, prazos, orçamentos, negociação com fornecedores etc.) estão lado a lado com os conhecimentos técnicos.
Pensando nisso, listamos a seguir, algumas dicas essenciais para que você encontre a senha para ser um bom Gestor de TI:
1 – Desenvolva sua capacidade de trabalhar em equipe e liderar pessoas
Não existe um bom líder sem a capacidade de trabalhar em equipe. A inteligência interpessoal deve ser perseguida diariamente, isso significa que você precisa ouvir as ideias dos outros e ainda saber delegar, dividir tarefas, somar forças.
Quando se trabalha com Gestão de TI, é fundamental que o gestor consiga formar uma equipe de valor, mesclando conhecimentos e habilidades técnicas com perfis comportamentais que não se choquem entre si. A partir disso, extrair de cada profissional o seu máximo potencial, fazendo com que cada um entenda a importância da sua contribuição no todo.
A senha é: seja um líder e não um chefe. Chefes mandam, líderes agregam e engajam. Procure desenvolver o líder que tem dentro de você!
2 – Entenda o negócio como um todo
É muito fácil para a equipe de tecnologia, e também para o Gestor de TI, se fechar no seu mundo e se preocupar somente com sistemas, redes de computadores e equipamentos. Mas isso te fará um gestor pela metade.
É fundamental entender e participar da estratégia de negócio – se mostrar interessado -, pois isso lhe aproximará da diretoria da empresa e você conseguirá ser compreendido por quem não entende de tecnologia.
A senha é: circule pelos departamentos e entenda os processos. Esteja sempre atento à estratégia do negócio; converse com as pessoas e tire suas dúvidas.
3 – Aprenda a negociar e a vender a importância da Gestão de TI para o negócio
Como a maioria do corpo executivo de uma empresa não conhece os meandros da tecnologia, muitas vezes o Gestor de TI enfrenta dificuldades para aprovar projetos, fazer novas contratações etc. Da mesma forma, negociar prazos é sempre um desafio. Afinal, o negócio precisa de soluções rápidas, mas nem sempre elas são simples de implementar.
Daí a importância de ser um bom negociador e também comunicador. Não perca oportunidades de demonstrar os valores da Gestão de TI em reuniões com a diretoria, traduza ao máximo os jargões de tecnologia, faça analogias e apresente cases de sucesso, trabalhe com métricas que unam a TI com a estratégia do negócio.
A senha é: comece a desenvolver uma atuação mais consultiva, demonstrando que você é mais do que alguém que dá suporte aos usuários de sistemas e equipamentos; você e sua equipe são chaves para o negócio.
4 – Cerque-se de bons fornecedores
Veja os fornecedores como parceiros. Eles lhe dão suporte para os assuntos que a sua equipe não consegue abraçar. Faça um balanço entre ser amigo e ser parceiro de negócio e estabeleça um relacionamento de proximidade com fornecedores.
Se sentirem que são parceiros, os fornecedores te manterão a par das novidades tecnológicas – que não param de surgir -, irão lhe propor alternativas para solucionar problemas, serão generosos na hora de negociar preços etc.
A senha é: por mais que você não tenha um projeto, pare para ouvir o que possíveis fornecedores tem pra lhe oferecer; vá às feiras de negócios e troque cartões com as empresas prestadoras de serviços, esteja sempre atento às novidades que o mercado oferece.
5 – Invista no seu conhecimento em Gestão de TI: adote a formação contínua como hábito
É fundamental investir no Curso Gestão de Tecnologia da Informação, pois ele te dará mais do que conhecimentos técnicos; te ajudará a desenvolver as habilidades fundamentais para lidar com a infraestrutura de TI, gerenciar projetos e níveis de serviços, liderar equipes e fazer a integração de tecnologias e fornecedores, entre outras habilidades.
Mas, não pare por aí. Busque certificações e participe de cursos mesmo que você não aplique em sua atual empresa. Quanto mais antenado às novidades, melhor será seu desenvolvimento como Gestor de TI.
A senha é: faça da formação contínua um modo de vida. O nível de atualização do seu conhecimento determinará o sucesso na sua carreira.