Blog

A importância do planejamento de TI para 2018

Você já programou o que fazer para melhorar os resultados do seu negócio no próximo ano? Se ainda não agora é o momento de pensar no futuro! Dentre todas as partes de uma empresa, destacamos A importância do planejamento de TI para 2018 .

O planejamento estratégico é a base de qualquer ação de sucesso dentro de uma empresa, ele é muito comum em qualquer organização e necessário para todos que desejam se destacar no mercado em que atuam.

Para que ele apresente os resultados desejados é preciso que todas as partes envolvidas em um processo estejam de acordo com um único objetivo. Confira, a seguir, como o planejamento da área de TI, em especial, pode ajudar sua empresa.

A importância do planejamento de TI para 2018

De todos os setores envolvidos no gerenciamento de uma empresa, o TI é um dos poucos que transita entre todas as áreas. Dessa forma é normal que esta área em especial possua uma visão sistêmica de todo o negocio.

Um planejamento de TI para 2018 seria importante para auxiliar o bom funcionamento de todas as áreas da empresa, principalmente, por ser um setor que, naturalmente, tem como função procurar soluções para os demais setores.

Ou seja, quando você busca novas respostas, que envolvam tecnologia, ao mesmo tempo estará conseguindo alinhar os objetivos de um único setor com o de toda empresa.

E desta forma estará auxiliando para a realização de um plano eficaz que colabore para que a empresa seja beneficiada no geral.

Como iniciar um planejamento de TI para 2018

Muitas empresas se confundem no momento de realizar este tipo de planejamento, porém passos básicos podem ser úteis e simples de fazer e acompanhar. Confira algumas dicas

  • Dica 1- Mapeamento de competências: com o auxílio da sua equipe crie diversos grupos de trabalho para entender de forma ampla as demandas e todas as competências da área de TI. 

Se possível realize este processo também com alguns colaboradores de outras áreas da empresa, às vezes não percebemos o erro até que alguém de fora nos mostre.

  • Dica 2 – Envolva todos os níveis hierárquicos: todos devem participar independente do cargo e função.  

Desde pessoas do alto escalão até colaboradores do nível operacional. Dessa forma é mais fácil mapear o que deve ser mudado.

  • Dica 3 – Defina os objetivos: agora que sua empresa já possui todas as informações necessárias, está no momento de definir o que será mudado, o que será mantido e como ocorrerão estes processos. 

Este é o momento que você escolhe qual será o objetivo das estratégias nesta área e estipula qual será A importância do planejamento de TI para 2018 .

  • Dica 4 – Realize as mudanças: nesta etapa você já sabe quais são os problemas e já estabeleceu como irá solucioná-los, falta somente colocar em prática o que foi definido.  

O processo é bem mais simples do que parece, basta seguir a risca o que é desejado e acompanhar se está sendo tudo realizado conforme previsto.

Fatores essenciais A importância do planejamento de TI para 2018

Existem pilares que são essenciais para a realização de um planejamento estratégico na área de TI.

Inclusive eles devem receber destaque no planejamento que será realizado, como descrito anteriormente. São eles o suporte técnico, a infraestrutura e a nuvem.

  • Suporte técnico: o setor de TI é um dos que mais devem oferecer suporte técnico, afinal são diversas variáveis que podem prejudicar este serviço.  

Por isso a necessidade de desenvolver estratégias que atendam esta demanda especial.

Algumas empresas, para a diminuição de custos, optam pela terceirização deste setor. Caso a sua empresa não tenha um suporte técnico bem definido e capacitado esta pode ser uma ótima solução.

  • Infraestrutura: uma área que merece a sua atenção por causa de inúmeros fatores.  

Os principais são localização de servidores, monitoramento das informações e até a montagem da rede na empresa. Por isso a importância da estratégia nessa área. 

  • Nuvem: um elemento de extrema importância no setor de TI. Seu planejamento deve levar em conta o seu uso e como ele pode ajudar a sua empresa a condicionar as suas informações em uma plataforma segura. 

Se o seu negócio quer destaque no mercado, esperamos que você tenha entendido a importância do planejamento de TI em 2018 para alcançar bons resultados, manter se competitivo e firme no mercado. 

Confira aqui mais artigos como esse