O que é acesso remoto e como utilizar?


A tecnologia de acesso remoto se tornou um diferencial na área de prestação de serviços tecnológicos para as empresas, especialmente naquelas ocasiões em que não é possível o profissional estar fisicamente no local.  

Desta forma, a ferramenta permite a execução de inúmeras tarefas que podem ser feitas à distância, apenas com a presença de um software especializada nesta tecnologia.  

O presente artigo foi elaborado com o intuito de informar e esclarecer dúvidas sobre o que é o acesso remoto e como o mesmo se tornou um dos mecanismos mais utilizados atualmente.  

O que é o acesso remoto?  

acesso remoto é uma ferramenta que permite à um computador externo acessar uma rede de servidores da qual ele não está conectado fisicamente. Normalmente estes servidores são de grandes empresas ou instituições.  

Esta conexão é realizada com sistemas de segurança baseados em criptografia de dados para ambos os lados e oferece grandes benefícios para a área de manutenção e controle. 

De um modo prático, o acesso remoto é a ferramenta que permite acessar dados, e-mails, arquivos empresariais e demais informações fazendo com que o receptor visualize o que está sendo reproduzido no computador principal.  

Além disso, o mecanismo permite compartilhar as telas das máquinas para ocasiões como palestras ou aulas à distância e realizar alterações nos conteúdos por meio de permissões no computador.  

Esta ferramenta também ocorre via web para controlar máquinas de terceiros em que é necessário prestar suporte para softwares em geral, desta forma o técnico especializado pode realizar a manutenção sem estar presente no local.  

Desta forma utilizando-se dos meios adequados é possível através do acesso remoto acessar computadores de quaisquer sistemas operacionais via smartphones, notebooks, tablets e desktops.  

 

Acesso remoto em dispositivos móveis  

Com a popularização dos dispositivos móveis como smartphones, tablets, consoles e smartwatches, a tecnologia se estendeu para estes modelos permitindo que o usuário possa acessar seu computador principal através destes dispositivos.  

Melhores softwares de acesso remoto  

Existem disponíveis alguns softwares que foram criados especialmente para o serviço de acesso remoto, dos quais dois dos principais estão listados abaixo.  

  1. MSP Remote Manager

    O MSP Remote é um software de acesso remoto que proporciona uma conexão simples, segura e intuitiva muito utilizado na área da tecnologia da informação.  

    Ele está disponível na versão gratuita para usuários que vão utilizar o serviço em computadores de suas redes domésticas e na versão paga para as empresas e instituições.  

    Sua utilização se baseia no fornecimento de uma senha e um ID ao usuário principal em que o mesmo disponibiliza estes dados para o servidor de destino, fechando assim a conexão entre as duas máquinas.  

  2. Team Viewer

    O Team Viewer é outra ferramenta de acesso remoto que permite a conexão entre computadores e servidores de maneira análoga ao MSP Remote, que utiliza a internet para funcionar.  

    O aplicativo permite acesso aos serviços de armazenamento de dados mais utilizados atualmente, além de ser possível transferir pastas entre ambos os computadores conectados. 

     

     

 

Conclusão  

acesso remoto pode ser muito útil, principalmente em situações onde é necessário realizar o suporte técnico a distância em uma máquina ou acessar dados do próprio computador principal do usuário. 

Confira aqui mais artigos como esse

Android: Google possui recurso para encontrar o celular em caso de perda

Há poucas situações mais desesperadoras do que sair para... Leia mais

Microempresa e atualizações do sistema operacional

As microempresas estão sempre em busca de alternativas para ... Leia mais

Arquiteto de Cloud: Será esta a profissão do futuro?

Um dos maiores arquitetos do mundo disse: “Se a reta é o caminho... Leia mais

Olhar Digital : O melhor antivírus pago

Mês passado foram os gratuitos; agora, os antivírus pagos. Aprov... Leia mais

SEGUIR EMPRESA

Siga a HelpDigital no Instagram

Instagram.com/helpdigitalti