Blog

A importância de ter sempre um backup

A cópia de segurança das informações da sua empresa é de extrema importância para que nada seja perdido. Por isso a importância de realizar o backup com frequência.

Ninguém gosta de perder os seus dados, se para uma pessoa física isso já é ruim para uma empresa, que precisa destas informações para o funcionamento de praticamente tudo, isso é uma verdadeira catástrofe. 

Por isso a importância do backup, ele é a garantia que caso aconteça qualquer adversidade as suas informações estarão seguras em algum lugar. Confira, a seguir, qual a importância deste procedimento.

A importância do backup

O objetivo primordial de um backup é realizar a cópia de dados considerados importantes, para posteriormente, caso haja alguma perda, alteração ou até um dano físico com seu computador, elas possam ser recuperadas.

Antes de qualquer coisa, o backup transmite confiança aos gestores e colaboradores de que o trabalho está a salvo em algum lugar. Além disso, há diversos outros fatores que contribuem para a importância de um backup periódico. Confira:

  • Oferece segurança para as suas informações: se você tem uma copia de segurança, suas informações estão seguras.  

Pense em como seria danoso perder dados financeiros de clientes, informações sobre projetos novos ou a base de clientes?

Algumas perdas podem até serem recuperadas; por outro lado, outras podem ser irreversíveis. Por isso a importância de guardar seus dados de forma segura, para evitar todo esse transtorno.

  • Evita falhas humanas: empresas podem realizar o backup de duas formas, a manual ou a automática.  

A primeira, geralmente, é realizada pelos próprios colaboradores da empresa; a segunda maneira é realizada por softwares criados para este fim.

Como todo serviço humano, o backup manual está sujeito a diversas falhas e, além disso, gasta o tempo de trabalho do colaborador, que ele poderia estar usando para o seu próprio trabalho.

Agora o backup automático, que envolve o uso de softwares, é realizado sem nenhuma interferência humana.

O que garante que nenhuma informação importante seja perdida por causa de uma pequena falha que poderia ser evitada.

Este tipo de backup possui um valor de investimento, porém o preço é variável, pois depende do tamanho da empresa e dos dados que serão armazenados. 

De qualquer forma é um investimento que vale muito a pena.

  • Não corre riscos: sua empresa poderá desenvolver o seu trabalho tranquilamente sem se preocupar com os danos causados pala perda de informações importantes.  

Caso ocorra algum problema saiba que é muito simples recuperar o que foi perdido.

  • Concentre tudo em um único lugar: uma das coisas mais interessantes em realizar o backup é poder reunir todas as informações em um único lugar seguro. Isso é uma ótima maneira de manter a organização dos arquivos da sua empresa. 

Quando tudo está localizado em um único lugar é mais fácil e rápido para que você encontre informações importantes.

Quais os tipos posso usar na minha empresa?

Agora que você já sabe qual a importância do backup descubra quais são as principais formas de realiza-lo:

  • Armazenamento doméstico: é o modelo mais simples, caso a sua empresa seja pequena é indicado por ser mais barato e simples.  

Neste modelo de backup você salva todas as suas informações em um CD, DVD ou HD externo.

Não é um método muito indicado porque estes tipos de mídia estão suscetíveis a danos sérios.

  • Nuvem: o backup em nuvem é o que é realizado em um servidor online. É um dos métodos mais eficazes e ágeis de guardar informações atualmente.

Ele salva todas as informações e após isso realiza atualizações do que foi modificado.

Os problemas deste modelo é que caso ocorra um dano é mais complicado e demorado recuperar as informações, além de que ele está suscetível ao ataque de hackers.

  •  completo: é um processo demorado que salva todas as informações atuais da sua empresa. É a melhor forma de realizar este processo. Ele é usado em conjunto com o backup incremental e diferencial. 
  • incremental e diferencial: o primeiro salva, após um backup completo, tudo que foi realizado pela empresa, o segundo todas as informações diferentes.

A melhor indicação para empresas é a união desses dois backups e o completo.

A importância do backup é muito grande para qualquer empesa. Invista neste procedimento. 

Confira aqui mais artigos como esse