Segurança digital: é importante para seu negócio!

Gerenciar informações é necessário para qualquer empresa que deseja se destacar no ramo em que atua. Por isso é necessário saber qual a importância da segurança digital para seu negócio.

Afinal contar com um bom profissional ou uma empresa de TI especializada pode ser extremamente útil para quem deseja ter uma segurança digital de qualidade na sua empresa, monitorando a possibilidade de ataques, preparando o ambiente para possíveis recuperações de dados. 

Porém esta não é a única forma de lidar com a segurança das informações da sua empresa. Veja, neste artigo, qual a importância da segurança digital para seu negócio e como ela se conecta com outras partes da empresa para isso.

Etapas para uma ótima segurança digital

A primeira coisa que o gestor de uma empresa deve saber é o quanto é importante contar com um profissional capacitado para auxiliar a empresa a definir uma estratégia de segurança.

A segurança digital é importante por vários motivos, confira os principais e veja como isso pode auxiliar a sua empresa de forma positiva.

  • Proteger ativos da empresa: independente do tamanho da empresa, seja ela de pequeno ou médio porte, é preciso estabelecer estratégias para auxiliar na proteção de informações. 

Afinal são dados importantes que caso parem em mãos erradas apresentam diversos problemas que podem dificultar a empresa de várias formas e impactar de forma negativa nos resultados.

  • Cumprir a ética: as informações referentes a parcerias e clientes devem ser protegidas com todo o cuidado, para evitar que estes tipos de dados sejam divulgados e sua empresa fique conhecida como antiética. 
  • Ser um diferencial competitivo: um bom exemplo para mostrar como a presença da TI pode ser vantajosa na elaboração de um plano de segurança é quando a sua empresa trabalha com um e-commerce. 

Quanto mais seguro for o seu site, mais facilidade você terá em vender os seus produtos.

Dessa forma você tem uma vantagem em relação aos seus concorrentes, que não possuem este tipo de profissional para auxiliá-los.

A importância do profissional de TI na segurança digital

Um dos principais motivos que fazem da TI importante para a segurança digital é o conhecimento que os profissionais da área têm sobre este assunto. Eles estudaram durante anos para lidar com exatamente isso.

Uma área de TI com profissionais altamente capacitados é ideal para criar uma política de segurança de informações para proteger a sua empresa do ataque de hackers.

Uma equipe deste tipo é responsável por melhorar continuamente a segurança digital da sua empresa, isso pode ser feito com sistemas antivírus firewall e controles de acesso remoto.

Quais os recursos que a TI usa para a segurança digital?

Para garantir a integralidade e confidencialidade dos dados importantes da empresa, os profissionais da área de TI usam diversas ferramentas, confira as principais e mais usadas.

  • Criptografia: é uma técnica que realiza a conversão de dados eletrônicos para outro tipo de informação, chamada de texto criptografado. Dessa forma terceiros não têm acesso a informação. 

Essa informação será disponível somente para quem tem acesso a mensagem, assim a transmissão de dados é realizada de forma segura.

  • Armazenamento em nuvem: é indicado principalmente para a recuperação de dados caso ocorra algum dano físico aos equipamentos da empresa. A armazenagem em nuvem deixa os arquivos em uma rede. 

Que, por sua vez, só pode ser acessada pelo dono dessas informações ou por pessoas autorizadas para isso.

  • Gerenciamento de servidores: servidores remotos são ótimos para evitar problemas com invasões, paradas críticas e danos nos equipamentos. 

A responsabilidade da segurança digital é somente da TI?

A resposta é não! Apesar de todos os benefícios que o setor de TI apresenta e tudo que ele pode realizar pela empresa há um pequeno problema que pode prejudicá-la na sua defesa: o setor de TI também esta vulnerável a ataques.

Por isso mesmo com profissionais altamente capacitados é preciso investir sempre em treinamentos constantes para os colaboradores deste setor. Estes treinamentos podem ser oferecidos através de consultorias especializadas.

Este tipo de serviço é uma análise profunda e extremamente complexa de toda a área, que além de oferecer o treinamento necessário aos funcionários, procura por possíveis brechas e demonstra como elas podem ser evitadas.

Agora que você já sabe a importância da área de TI para a segurança digital da sua empresa trabalhe com as nossas dicas e evite a perda de dados importantes para o funcionamento do seu negócio.

Confira aqui mais artigos como esse