Você sabia que a TI é muito importante nas empresas?

Dos mais de 6 milhões de empresas no Brasil, 99% é formado por Micro e Pequenas Empresas (MPE), no qual representa em torno de 20% do PIB.

Estas empresas realmente utilizam Tecnologia da Informação corretamente? A TI nestas empresas são gerenciadas ou monitoradas? É trabalhada de forma proativa? Existe planejamento e investimento em melhorias? Os gestores conhecem seus riscos? Onde estão os Backups, manuais da rede, configurações e planos de restauração em caso de incidentes? Enfim, centenas de perguntas podem ser feitas para analisar o nível de maturidade nas empresas em relação à TI.

INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA NAS EMPRESAS

A questão é que a maioria das MPE, e até algumas de médio porte, utilizam a TI somente como um ponto de suporte para as operações, ou seja, a TI é tratada como uma área secundária e não estratégica para a empresa. Normalmente estas empresas não possuem firewall de perímetro, antivírus corporativo, sistema de backup, controle de navegação, política de segurança da informação, documentação do ambiente, relatório de riscos, planejamento de investimento, servidores corporativos, entre outras situações que são primordiais nos dias atuais. Image of businessman drawing business plan. Computing concept

Mesmo em ambientes simples com poucos usuários e computadores, faz-se necessário ter uma estrutura de TI, já que os riscos de infeção de vírus, ataques, paralisação dos sistemas, indisponibilidades, perda de informações, etc, irão impactar 100% no negócio da empresa, gerando prejuízos, cancelamento de contratos, usuários parados, clientes descontentes e outros.

É comum observar os gestores e diretores alegarem que não possuem recursos para investir em TI, no entanto, em qualquer incidente (restaurar uma informação ou banco de dados, paralisação da rede através de pragas virtuais, indisponibilidade para gerar e transmitir a NF-e, etc) que impacta o negócio e causa prejuízos, uma das primeiras ações do(s) gestor(es) é adquirir algum produto ou serviço para corrigir o problema e minimizar a recorrência do mesmo.
Isto é o que chamamos de TI Reativa ou “Apaga Incêndio“, no qual a equipe trabalha para resolver incidentes e manter o ambiente mais operacional e disponível possível. O problema é que sempre que ocorrer um incidente que impacte a operação e negócio da empresa, mais caro ficará para recuperar e normalizar a operação se comparado a um investimento proativo, que reduziria ou eliminaria as chances do incidente surgir.

SOLUÇÕES WEB CONTROL DO MAX

É possível instalar e configurar um firewall e proxy em nuvem de fácil implantação e gerenciamento. Com recursos de controlemax de navegação, configuração de regras de filtragem, bloqueios de malware e links nocivos. Aumenta a produtividade e garante segurança.

ANTIVÍRUS

Não recomendo em ambiente corporativo o uso de soluções grátis quando o assunto é antivírus, visto que a eficiência, detecção, combate a pragas virtuais, recursos e funcionalidades do produto não se comparam aos antivírus corporativos. Com um investimento de menos de R$ 7 reais por estação ao mês já é possível instalar um antivírus de mercado que irá combater os vírus, malwares, trojans e sequestro de dados, gerando maior segurança ao ambiente e diminuindo as chances de paralisações e impacto por pragas virtuais.

PARCEIROS

Buscar parceiros especializados em soluções de TI, seja em banco de dados, firewall, antivírus, segurança da informação, backup, gestão de riscos, ERP, processos, entre outros. Esta é uma questão importante, visto que estes parceiros possuem experiência de mercado e benchmarking para apoiar nos projetos e demandas realizando um trabalho que seja aderente e compatível com o valor de investimento disponibilizado pelas organizações.

 PLANEJAMENTO

Criar um planejamento das atividades que devem ser realizadas na semana ou no mês, tais como, atualizações do Sistema Operacional nas estações e servidores, configuração da impressora na rede, instalação de um novo aplicativo, analise e correção do backup, checagem da garantia dos servidores e estações, orçamento de novas aquisições, entre outras, irá facilitar a gestão e direcionamento para realizar as atividades, trabalhando de forma proativa.

INVESTIMENTOS

Quando o assunto é TI é inevitável não tratar de investimentos, já que computadores ficam ultrapassados, sistemas ficam obsoletos, novas demandas surgem das áreas de negócio, Manutenção do ambiente de TI, aquisição Antivírus, aquisição Servidores, Serviços de TI, Email corporativo, Serviços em nuvem, Redundância de links de Internet, Projetos de Backup, entre outros, enfim, o investimento em TI faz parte de qualquer empresa.

Por isso a escolha do profissional ou empresa que tomará conta da TI do negócio deve ser bem pautada. Independer se for terceirizado ou fixo eles devem apresentar alguns ou todos os pontos citados acima, visando o bom andamento das atividades do negócio.

A HelpDigital atua com Gestão de Infraestrutura para empresas de todo porte em todo Brasil. Fornece também consultoria em sistemas de gestão, processos de negócio e em projetos de TI de alto impacto.

Consulte uma de nossas unidades.

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »