4 cursos para empreendedorismo de sucesso

As pesquisas mostram que 35% das pessoas entre 18 e 64 anos de idade são consideradas empreendedoras. Se colocarmos o valor em números, podemos dizer que o Brasil tem hoje 45 milhões de empreendedores em média.

Antes de mostrar o que todo empreendedor deveria estudar e aprender antes de iniciar um novo negócio quero mostrar os tipos de empreendedorismo.

Existem dois tipos de empreendedores. Um deles é aquele que a pessoa busca por necessidade e o segundo é motivado pela oportunidade de negócio.

Qual é a diferença entre empreendedor por necessidade ou por oportunidade?

Os que viram empresários por necessidade são aqueles que precisam trabalhar para sustentar uma casa ou a família e vê a criação de um negócio próprio como a única alternativa que resta.

O segundo tipo de empreendedor é aquele que age pelas oportunidades que surgem, a ideia e pensamento são distintos. Esse empreendedor geralmente possui uma escolaridade mais elevada e arrisca a abertura de um negocio próprio para completar a sua renda (como um salário extra) ou então para ganhar a independência e deixar de ser funcionário para virar chefe.

E as pesquisas mostram que existem 70% de empreendedores que estão nesse mercado devido a oportunidade, o que significa que para cada pessoa iniciando no mercado do empreendedorismo por necessidade existem 2 pessoas já também decidem começar por verem uma nova oportunidade de negócio.

E a diferença entre as duas maneiras de empreender se faz quando assumimos o risco de o empreendedor por necessidade estar suscetível as conjunturas econômicas do país, ou seja, conforme a oferta de trabalho aumenta, quem atua por necessidade acaba por cair o crescimento.

Já o empreendedorismo por oportunidade é um dos setores que comandam o crescimento econômico do país, por isso é mais seguro e tem maiores chances de um empreendedor ser bem-sucedido.

A diferença também é que o empreendedor por oportunidade pode se preparar, planejando todo o seu negócio com cursos e estudos específicos para esse mercado de trabalho, por isso vamos mostrar agora uma lista com os 4 cursos mais importantes para o empreendedorismo de sucesso.

Quais os cursos que todo empreendedor deve fazer?

Dentre os cursos mostrados aqui existem as opções pelos cursos pagos e gratuitos, ensino presencial e online. Uma boa dica é procurar pelo Sebrae para realizar esses cursos ou pedir uma orientação mais especifica sobre algum conteúdo.

Vamos a lista de 4 cursos que todo empreendedor de sucesso deve fazer.

  • Plano de negócios: O primeiro curso dessa lista é o de plano de negócios. Planejar a estratégia e diretrizes que a sua empresa vai seguir é fundamental para quem está começando agora. Um curso de planejamento estratégico prepara o empreendedor para identificar e analisar todos fatores que devem ser levantadas e pesquisados antes de criar o seu próprio negócio. Além disso será possível observar os melhores nichos de trabalho e oportunidades de crescimento para o seu negócio. Ter uma boa estratégia planejada antecipadamente, reduz alguns riscos e previne o empreendedor de surpresas que venham acontecer dentro do seu setor de trabalho.
  • Marketing: O caminho mais difícil de todos os empreendedores que estão começando talvez seja aumentar as vendas, como faço isso? Um curso de marketing e vendas pode contribuir muito para esse processo, o aluno aprende como se comunicar e vender mais, até no meio digital, através de estratégias de marketing ensinadas dentro da ementa do curso em questão.
  • Gestão de Pessoas: A gestão de pessoas é uma tarefa árdua e difícil, mas não requer muito esforço quando se tem uns cursos especifico para aprender como controlar uma equipe e agir como um líder. Existem vários cursos sobre liderança e gerenciamento de pessoas disponíveis gratuitamente na internet, basta pesquisar.
  • Finanças: Por último, porém não menos importante é o curso de finanças, talvez junto com o planejamento estratégico este seja um dos mais importantes para quem quer empreender. Não basta você saber tudo, caso não consiga gerenciar as finanças da sua empresa, é nesse momento que muitas empresas decretam falência, um controle de gastos (custos) e entradas (lucros) é preciso para que você tenha sucesso no seu negócio.

Dica bônus de curso essencial para um bom empreendedor

Para você que ficou lendo o texto até aqui, deixarei uma dica de curso para um empreendedorismo de sucesso agora.

Nossa dica extra é investir no curso de operações. Saber comprar e controlar o estoque da sua empresa é essencial para qualquer empreendedor, mesmo que tenha uma equipe especializada para fazer esse serviço, o empreendedor deve saber como está sendo realizado esse controle, se está sendo feito correto ou não.

Aproveite para juntar todo esse conhecimento e deixar a infraestrutura da sua empresa mais dinâmica e segura. Esqueça funcionários para gerir, conheça Help Digital TI e faça uma nova escolha de sucesso para o seu negócio.

Você sabia?

A HelpDigital conta com um time de especialistas em TI em todo o Brasil. Atendemos empresas de todo e qualquer porte com soluções inovadoras de informática, redes, segurança digital, cloud computing e muito mais.

Nossas Franquias em TI fornecem serviços em TI profissionais para empresas. E contamos com as ferramentas para MSP’s (Manager Services Provider – provedores de serviços gerenciados) mais modernas do mundo.

Você aprenderá como monetizar na TI com um portfólio que possui tudo que uma empresa precisa para atuar bem.

Ter ferramentas para gerir melhor as redes e dispositivos na empresa. Com automação de atividades, com previsibilidade de incidentes e respostas rápidas aos problemas no dia a dia.

Oferecer às empresas soluções para LGPD. Cloud Computing, Servidores, Redes, Segurança de Dados, Suporte Proativo remoto e presencial.

Marcas como Dell, Microsoft, HP, Lenovo, Elgin, Bitdefender, NinjaRMM, Oracle, Samsung, Acer, SMS, APC e mais de 100 outras marcas na área.

Tudo isso com uma marca que vai te auxiliar do início ao fim de cada etapa. A Help é pioneira e a maior e melhor franquia em TI do Brasil.

Conheça mais a respeito e fale conosco!

Um grande abraço e até a próxima.

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
Artigos

Empreendedorismo em Cibersegurança e Cloud

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil está previsto para crescer 12% em 2024, com destaque para áreas como cibersegurança e computação em nuvem. Este crescimento sinaliza uma oportunidade significativa para empreendedores e investidores, especialmente no contexto de franquias de TI, como a HelpDigital. A expansão do setor abre portas para soluções inovadoras voltadas para pequenas e médias empresas (PMEs), que frequentemente enfrentam desafios únicos em relação à segurança digital e à gestão de dados.

Leia mais »
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »