Se analisarmos as empresas atuais, podemos perceber que os organogramas organizacionais mudaram muito nos últimos anos. Se, no passado, vigoravam as grandes e ramificadas estruturas internas, em que todos os departamentos necessários para a manutenção da empresa estavam presentes, hoje as organizações preferem optar por estruturas em rede, contando com parceiros ou empresas terceirizadas para realizar atividades não estratégicas. O motivo é simples: além de reduzirem custos e focarem mais na atividade-fim, podem contar com apoio altamente especializado.
E na área de TI não é muito diferente. Muitas empresas ainda contam com um departamento interno, mas se esquecem de que, além de onerosa, essa não é a melhor maneira para gerir essa área em um negócio. Não faz sentido uma empresa que tenha como negócio a prestação de serviços de marketing, por exemplo, contar com um departamento interno na área de TI, dividindo sua atenção entre uma atividade estratégica e outra de manutenção. Por isso, resolvemos abordar, nesse post, os 4 principais motivos para que você terceirize o TI da sua empresa. Confira a seguir!
Redução de custos
Esse é um dos principais motivos para terceirizar a área de TI, se ela não fizer parte do escopo de negócios da sua empresa. Ao contar com profissionais internos, a empresa gera uma série de custos dispensáveis, como despesas com salários, encargos trabalhistas, despesas demissionais (se for o caso), treinamentos, sem contar a própria estrutura interna para que esses profissionais possam operar. Quando implementa corretamente os sistemas para automatizar os processos da empresa, é possível economizar muito, pois tem-se uma empresa externa apenas para consultoria, implantação de serviços e manutenção.
Foco no planejamento e na atividade-fim
Outro grande motivo para contar com uma empresa para prestar serviços na área de TI é que a gestão do negócio terá mais foco em sua atividade-fim e no planejamento estratégico. Hoje, a área de TI está cada vez mais complexa, exigindo uma atenção muito grande por parte dos profissionais da área. A empresa não pode dispender energia nessa área, precisa focar em conseguir ampliar sua produtividade e suas margens de lucros. Nada mais sensato do que deixar uma empresa cuidar de assuntos não estratégicos.
Apoio especializado
É importante contar com profissionais que realmente conhecem do assunto e podem oferecer novas alternativas para a empresa. Dessa forma, é possível ganhar em competitividade, além de aumentar a segurança e a confiabilidade dos dados da empresa. A ideia é deixar que uma empresa realmente envolvida com as inovações na área possa trabalhar para trazer todas as melhorias necessárias para ter um bom desempenho.
Customização das Soluções e Serviços
Por fim, é importante lembrarmos que, atualmente, existe uma série de empresas que prestam serviços especializados para as mais diversas áreas dentro da TI, do hardware, software, suporte e consultoria com ferramentas especializadas e análises precisas sobre as demandasdo negócio. Por exemplo, a HelpDigital e suas diversas unidades espalhadas pelo Brasil, é focada na busca e implementação da solução que o cliente precisa. alinhados com a operação e estratégia do negócio.
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