Os vírus podem ser sorrateiros e silenciosos, operando em um smartphone ou tablet sem que o usuário sequer desconfie de sua presença. Ainda assim, existem sinais que podem indicar uma infecção por vírus no seu aparelho Android, confira quais são eles a seguir.
-
A Bateria Dura Pouco
É comum que, com o passar do tempo, o desempenho da bateria vá diminuindo. Isso geralmente ocorre devido ao desgaste natural e ao seu uso contínuo, mas também pode ser indício da presença de vírus – uma vez que esses programas maliciosos operam constantemente e em segundo plano, acabando assim com a carga da bateria.
-
O Aparelho Está Lento
A lentidão, assim como o baixo desempenho da bateria, é comum à medida que o celular vai ficando velho. Talvez seja por isso que muitos usuários não desconfiam de vírus quando seus aparelhos começam a ficar devagar, mas a realidade é que a presença de um malware pode ser o verdadeiro problema.
-
Cobranças Indevidas ou Créditos Durando Pouco
Aparelhos com vírus podem ser programados para enviar mensagens de texto (SMS) ou mesmo pacotes de informações para um servidor, quando conectado a internet. Esse tipo de malware, entre outros incômodos, pode afetar o seu bolso, então é importante ficar atento à conta telefônica ou ao consumo de créditos.
-
Anúncios em Excesso
Muitas páginas web e aplicativos utilizam anúncios para ganhar dinheiro, no entanto quando as propagandas são constantes e inconvenientes, há possibilidade de seu aparelho estar infectado – além disso, os anúncios também podem servir de chamariz, para enganar o usuário e fazer com que ele baixe um programa malicioso.
-
Sites Abrindo sem Serem Solicitados
Se ao abrir seu navegador aparecer um site que você nunca acessou, tenha cuidado, pois esse é um sinal clássico de infecção por vírus. Geralmente as páginas são falsas e se fazem passar por sites de bancos, jogos ou até mesmo pornografia, tudo com o objetivo de roubar dados sigilosos do usuário.
Como Proteger seu Celular
Para não ser vítima de um vírus, fique atento aos sinais listados, especialmente se eles surgirem depois de um download ou da instalação de um novo aplicativo. Lembre-se de que a melhor maneira de proteger seu dispositivo Android é adquirindo um antivírus para celular – muitas empresas, como a Bitdefender, oferecem, inclusive, opções gratuitas de antivírus para que todos os usuários tenham acesso a melhor proteção.
Imagens: Iconectados e BT.
Fonte: http://smartphonetopdelinha.com.br/