Um dos desafios dos gestores e decisores dentro das empresas é gerenciar os servidores e identificar quando é necessário aumentar o parque, ou até mesmo trocar equipamentos. Geralmente são amparados por profissionais de TI internos ou terceirizados, e então confiam nestes para formar embasamento para possíveis investimentos no setor.
Servidores sempre seguros com a HelpDigital
A ausência de gerenciamento dos servidores, pode causar paradas inesperadas, lentidão, perca de dados, mão de obra ociosa e prejuízo para o negóco. Na maioria dos casos, NÃO existe ao menos uma análise preventiva, tampouco um cronograma de manutenções periódicas, a fim de manter o pleno funcionamento dos servidores.
O gerenciamento completo pode não evitar 100% das falhas e paradas nos servidores, mas pode reduzir o risco de ocorrências que causam problemas críticos ao negócio, como parada total da operação em pleno horário de operação da empresa, perda de arquivos, documentos, e-mails, entre outros problemas.
Existem várias formas de evitar problemas críticos e gerir os servidores da empresa, de modo a garantir uma maior continuidade e desempenho dos servidores. Uma delas é terceirizar ou alocar servidores de uma empresa especialista que garanta a manutenção das máquinas, o que aumenta a segurança para a empresa.
Existem também empresas que optam por manter tudo “dentro de casa”, mas a atenção delas deve ser redobrada.
É importante atentar-se a três vilões responsáveis por paradas no parque de servidores da empresa:
Falta de investimentos – A empresa não destina uma verba para investir na constante renovação dos equipamentos de tecnologia, o que torna o parque de servidores antiquado e vulnerável a falhas
Falta de gerenciamento – A empresa não destina um responsável, seja uma equipe, um profissional ou um fornecedor, para supervisionar o funcionamento dos servidores.
O equipamento chega ao seu limite de funcionamento sem que ninguém perceba.
Paradas inesperadas – Mesmo o equipamento em condições de uso sofre uma parada inesperada por falha de algum componente crítico.
Quando os servidores ficam dentro da própria empresa, havendo análise/manutenção preventiva ou não, sempre chega o momento de aumentar o número de servidores, ou até mesmo de trocar os equipamentos atuais para atender novas demandas. É preciso realizar um balanceamento se a troca é realmente necessária, para que a empresa não realize investimentos desnecessários, mas também que a troca seja realizada antes que os equipamentos atuais parem de atender as necessidades.
Na HelpDigital trabalhamos com Cloud Computing sob medida para empresas de qualquer porte ou segmento. Hospedamos servidores, banco de dados, email corporativo e tudo que uma empresa precisa para estar no mundo digital. Contamos também com ferramentas exclusivas para gerir e monitorar tudo que acontece nos servidores da empresa.