• Help Digital
  • »
  • Artigos
  • »
  • Alerta sobre Bad Rabbit, novo ransomware que pode ser a próxima “epidemia”

Alerta sobre Bad Rabbit, novo ransomware que pode ser a próxima “epidemia”

Foi divulgado um alerta para um novo ransomware causando um número crescente de infecções na Rússia e Ucrânia até o momento, podendo se estender para outros países. Chamado de Bad Rabbit pela sua própria página pedindo o pagamento do resgate, o novo ataque parece ainda bastante localizado nesses dois países, afetando principalmente empresas de mídia e agências de notícias, como a Interfax e a Fontanka.ru.

O ransomware pede 0,05 bitcoin como resgate, algo em torno de US$ 280 na cotação atual. Está sendo comparado o Bad Rabbit com o WannaCry e o Petya, chamando ele de “próxima grande epidemia”, mas o ransomware da vez não está usando um exploit ou uma vulnerabilidade para infectar as máquinas. Ele usa o conhecido truque do instalador falso, que faz o usuário infectar a si mesmo. Esse tipo de malware geralmente se esconde na forma de instaladores do Adobe Flash Player de fontes não confiáveis

Empresas especialistas de segurança afirmam que ainda estão sendo investigados os ocorridos, então as informações são escassas. Aparentemente outros países também foram afetados em bem menor escala. O site cita Ucrânia, Turquia e Alemanha. A empresa não sabe afirmar se pagar o resgate está devolvendo os arquivos, mas como geralmente acontece nesses casos, é difícil acreditar que o pagamento vai resolver.

A existência de backups nesses casos é de fundamental importância para recuperação dos dados infectados.

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
Artigos

Empreendedorismo em Cibersegurança e Cloud

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil está previsto para crescer 12% em 2024, com destaque para áreas como cibersegurança e computação em nuvem. Este crescimento sinaliza uma oportunidade significativa para empreendedores e investidores, especialmente no contexto de franquias de TI, como a HelpDigital. A expansão do setor abre portas para soluções inovadoras voltadas para pequenas e médias empresas (PMEs), que frequentemente enfrentam desafios únicos em relação à segurança digital e à gestão de dados.

Leia mais »
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »