A equipe de TI pode ser mais importante para vendas do que muita gente imagina. Isso porque a área pode trazer informações importantes e fundamentais para o crescimento de um negócio.
Mesmo citando isso, muitas vezes há quem ainda não acredite. Sendo assim, listamos bons motivos para você se apegar a esta ideia!
Aumento efetivo das vendas
Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas apontou que a cada 1% destinado à equipe de TI há o aumento de lucro da empresa em até 7% em dois anos.
Informações fáceis para vendas
Os vendedores de seu negócio precisam ter informações detalhadas do produto que vende e atualizações sobre o portfólio a ser trabalhado. Por exemplo, em uma empresa de tapetes é necessário que o colaborador saiba do que é feita a peça, quantos itens estão disponíveis para a venda, entre outras informações. Onde encontrar isso facilmente? Em um sistema poderoso que pode ser elaborado pela equipe de TI para atender todas as necessidades do colaborador e agilizar o processo de seu trabalho.
Facilidade para atualizar dados para os vendedores
Imagine toda vez que alterar a informação de um produto, você ter que mandar um e-mail para todo mundo? Com certeza os vendedores não guardarão todas essas mudanças, mas se for alterado no sistema na hora da venda, será muito mais fácil e prático consultar. A equipe de TI pode organizar essas considerações e preparar um programa especial para essas alterações.
Conhecer o que vende
Planilhas são muito bacanas, mas nem sempre são eficientes para contabilizar o que foi vendido na empresa. Afinal, fazer tudo a mão, além de demorado, pode não ser tão produtivo e aumenta a chance de erro. Com um sistema, apertando apenas um botão, é possível saber o que foi vendido em um dia ou que não saiu da empresa. Dessa forma, o empreendedor pode melhorar o seu investimento e fazer as compras para seu negócio de forma correta.
Aproximação com o consumidor
O vendedor nem sempre tem tempo de ligar para os clientes ou de dar atenção a eles no dia a dia, no entanto, a empresa pode falar constantemente com seu cliente. Um exemplo é com uso de CRM (Customer Relationship Manager ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) – esse sistema pode ajudar no envio de material em aniversários ou promoções. Ou, até mesmo, a entender qual foi a última vez que o cliente foi até a empresa ou procurou o seu negócio. A ferramenta é bem abrangente, e tem funcionalidades precisas para aumentar as vendas. Tudo isso pode ser customizado pela equipe de TI, que é uma grande agregadora no quesito da comercialização de produtos e serviços.