3 práticas campeãs de gestão de TI


Qualquer empresa hoje, das micro às multinacionais, precisam gerir bem seus recursos de TI. Sejam equipes internas ou terceirizadas é preciso ter alinhamento ao negócio e saber mensurar a importância da TI para os negócios.

O suporte técnico em TI gerenciado, planejado e bem executado é premissa básica nas empresas.

Empresas sem política de governança em TI tendem a prejudicar a si, parceiros e clientes. Cuidado!

O dia a dia das empresas que não têm uma política de gestão eficaz na área de Tecnologia da Informação (TI) tende a ter grandes dificuldades. O impacto negativo pode vir não apenas para a área técnica, como principalmente para a estratégia da organização. Resultado? Prazos estourados – sempre com prioridade zero -, qualidade mínima e custos operacionais acima do projetado. Isso sem contar que, dependo do ramo de atividade, parceiros e clientes também podem ser prejudicados.

 

Seja para pequenos reparos corretivos, cuidados com servidores ou segurança de banco de dados, ou mesmo novas demandas de serviços diretamente ligados ao negócio da organização, a exigência é a mesma: a área de TI precisa estar alinhada com o estratégico da organização sempre.

Por isso, fazer uma boa gestão desta área é imprescindível. Listamos 3 práticas campeãs de gestão de TI para você aplicar em seu negócio.

Classifique os serviços e os produtos da área de TI

Alinhar os discursos é indispensável. E o primeiro passo é usar um vocabulário compreensível a todos para se referir à equipamentos, processos e sistemas. É uma tarefa que consume o tempo do gestor, mas que minimizará muitos erros por falha de comunicação ou entendimento. Nas pequenas e médias empresas este trabalho é realizado geralmente pelo prestador de serviços terceirizado, que tem o dever de entregar uma documentação completa e clara de todos os aspectos da rede.

Comece com projetos de alcance limitado

Escolher uma ferramenta/sistema/aplicativo que seja largamente usada pela empresa e cujas características sejam conhecidas por todos os funcionários é uma ótima estratégia. Deste modo, o gestor de TI terá não apenas um controle maior dos projetos em andamento como também um balanço das demandas de seu e de outros setores.

Invista em seus colaboradores

É importante que o conhecimento técnico seja compartilhado entre gestor e colaborador. Além do aprimoramento individual, o funcionário precisa ser treinado continuamente para que traga resultados mais eficientes, com melhor qualidade e que alcance uma produtividade elevada. Cabe ao gestor/empresa investir em treinamentos, cursos e exercícios práticos para a sua equipe.

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