4 dicas infalíveis para perder o medo e abrir um negócio próprio


Já conheci muita gente que, na hora de abrir um negócio próprio, sentiu aquele frio na barriga e pensou em desistir. Desses conhecidos, alguns pararam nas primeiras dificuldades e sequer começaram uma empresa, enquanto outros foram buscar conhecimento e seguiram em frente na jornada do empreendedorismo. Conversei com alguns desses colegas e trouxe para você no post de hoje quatro dicas infalíveis para tirar o seu medo de ter um negócio próprio. Confira!

Tenha características de empreendedores

Antes de qualquer coisa, tenho que lhe dizer que o medo é um sentimento natural de todos nós, principalmente, quando estamos diante de algo desconhecido. Ainda assim, os empreendedores de sucesso têm como característica a iniciativa de se lançarem em busca de oportunidades. Foco, disciplina, motivação, resiliência, desejo de inovar, aperfeiçoamento constante etc. também são características de quem tem o empreendedorismo como missão de vida.

Estude antes de abrir um negócio próprio

Olha, o medo de abrir negócio próprio muitas vezes está ligado à insegurança ou aos riscos dessa jornada, porém, saiba que esses fatores podem ser diminuídos com o conhecimento de causa.

Por exemplo, vamos supor que você vai fazer um prova e aprendeu o suficiente para tirar nota cinco. Nesse caso, uma prova com um nível de dificuldade sete seria difícil, não é mesmo? Contudo, se o seu aprendizado for capaz de lhe render uma nota oito, essa prova nível sete já seria fácil, concorda?

Na hora de começar um empreendimento, muita gente tem medo por que ainda não possui alguns conhecimentos de gestão empresarial, por isso, há o receio de quebrar a empresa. Não podemos negar que as estatísticas de mortalidade de negócios no primeiro ano de vida são altas, porém, com conhecimento, é possível evitar que isso ocorra.

Portanto, procure aprender bastante sobre gestão, sobre o seu nicho de mercado, sobre o seu potencial cliente etc. e, assim, diminuirá bastante os riscos de seu negócio dar errado. Pode confiar em mim, o estudo e o conhecimento são fatores-chave para o sucesso de um empreendedor.

Planeje-se

Vou te contar sobre uma atividade que já fiz há algum tempo e que pode lhe ajudar na sua jornada de empreendedorismo. Eu escalei uma montanha com alguns amigos e notei que, para chegarmos ao topo, foi necessário um planejamento eficiente. Tivemos que pensar no tipo de calçado, no tipo de roupa, na alimentação, na temperatura, na condição do terreno, entre outros detalhes. Saiba que, para abrir um negócio próprio, é como se fosse a mesma coisa, afinal, você trilhará uma caminhada para o sucesso.

Antes de abrir a sua empresa, faça um criterioso plano de negócios. Esse plano é como se fosse o seu mapa. Procure estudar a demanda pelo seu produto ou pelo seu serviço na região onde pretende atuar e avalie como está a concorrência nesse local, além de listar os diferenciais competitivos que você poderia oferecer ao público.

Fazer uma pesquisa de mercado poderá lhe dar embasamento para decidir se deve abrir ou não a empresa ou, então, mudar algum aspecto da sua proposta inicial. Se possível, busque ajuda especializada para montar o plano de negócios, por exemplo, para ter estimativas do tempo necessário para começar a lucrar.

Tenha capital suficiente

Preciso confessar que já vi muita empresa quebrar por falta de recursos financeiros. Lembra do planejamento? Pois então! Ele é essencial para que você saiba de quanto necessitará para abrir o próprio negócio e para mantê-lo no decorrer do tempo.

Muita gente até tem o dinheiro para a abertura da empresa, mas se esquece do valor necessário para o capital de giro, ou seja, para as despesas do dia a dia. Em alguns casos, é possível avaliar algumas linhas de financiamento para empresas. Ainda assim, confira as taxas de juros e as condições de pagamento antes de contratá-las.

Por isso o setor de franquias cresce tanto, ano após ano. Com um sistema compartilhado, marketing, ferramentas, treinamento e parceiros, a franquia tem dominado esse tipo de empreendedor iniciante ou até mesmo aqueles que já possuem negócio em funcionamento. Já ouviu falar da Franquia em TI da HelpDigital?

Veja aqui: http://helpdigitalti.com.br/seja-um-franqueado

O Gerente de T.I. e suas amplas responsabilidades além da Área Técnica

Situação real, vivida em uma indústria do Rio de Janeiro... Leia mais

10 dicas para empreender com sucesso

Quais os seus desejos para 2016? Se um dos itens dessa lista for abrir sua pr... Leia mais

Bitdefender protege desde já contra o novo Ransomware BadRabbit

Novo ataque na Rússia e Ucrânia. Esse ransomware é uma va... Leia mais

SEGUIR EMPRESA

Siga a HelpDigital no Instagram

Instagram.com/helpdigitalti
Fale Conosco pelo WhatsApp