Coronavírus – Home Office – Acessando Servidor Remoto


O momento atual com o coronavírus tem feito várias empresas buscarem soluções para continuarem funcionando em Home Office. Todas as instituições estão alterando seu modo de funcionamento, colocando o máximo de colaboradores no modo de trabalho remoto.


A tecnologia tem papel fundamental neste processo, pois permite que os colaboradores trabalhem de casa com a mesma eficiência de que se estivessem dentro da empresa.


As duas principais formas de acesso aos arquivos são VPN e o acesso aos arquivos via Cloud (nuvem), vamos explicar de forma humanizada, sem conceitos técnicos.


Como acessar empresa remotamente

1.Criando uma VPN

Cria-se um “túnel”, com segurança, permitindo usuários remotos acessem os arquivos que estão dentro da empresa.

Vantagens e Desvantagens

·        Ambiente seguro.

·        Acesso simplificado, idêntico ao acesso interno.

·        O acesso pode ser lento, pois depende do link de internet do escritório.

·        Se o escritório ficar sem luz ou internet, o acesso é interrompido.

 

Se a empresa tiver um equipamento que faça VPN (roteador ou firewall), a implantação só dependerá da configuração nos computadores, isso pode ser um pouco demorado, caso haja muitos usuários.

Se não possuir equipamento, será necessária a troca do firewall, processo esse que pode demorar 1 semana, entre aquisição, configuração e instalação.

2. CLOUD/NUVEM

Este cenário viabiliza criar um FileServer em Nuvem, ou implantar uma solução licenciada como o Microsoft 365, ou migração do sistema/servidor para Cloud.

 

Características

·        Implantação imediata;

·        Sem necessidade de aquisição de equipamentos;

·        Acesso simplificado aos usuários;

·        Alta velocidade para os usuários, pois os arquivos estão em data center.

 

Existem dois métodos de implantação, o primeiro, mais demorado pois depende da reorganização dos arquivos na nuvem, é a migração manual do servidor para a nuvem. Um segundo formato é o espelhamento do servidor atual para a nuvem, este formato habilita o acesso dos arquivos de forma imediata.

Ambas as formas permitem que os colaboradores acessem os arquivos da empresa em casa a partir de suas residências, em home office.

 

Nos dois modelos as unidades da HelpDigital espalhadas pelo Brasil, podem auxiliar e prover estes serviços com qualidade e agilidade. 

Disaster Recovery: o que é e como isso pode salvar sua empresa

Independentemente do ramo de atuação, tamanho ou localiza&... Leia mais

Os 5 profissionais mais disputados atualmente na área de TI

A informação possui um grande valor para qualquer institui&cced... Leia mais

Conheça a definição e as vantagens do Outsourcing

A definição de outsourcing, como já diz sua tradu&c... Leia mais

Conhecida pela agilidade e eficácia em TI. Conheça a HelpDigital de Belém!

A HelpDigital Belém, localizada no Estado do Pará&nbs... Leia mais

SEGUIR EMPRESA

Siga a HelpDigital no Instagram

Instagram.com/helpdigitalti
Fale Conosco pelo WhatsApp