Coronavírus – Home Office – Acessando Servidor Remoto

O momento atual com
o coronavírus
 tem feito várias
empresas buscarem soluções para continuarem funcionando em Home Office. Todas
as instituições estão alterando seu modo de funcionamento, colocando o máximo
de colaboradores no modo de trabalho remoto.


A tecnologia tem
papel fundamental neste processo, pois permite que os colaboradores trabalhem
de casa com a mesma eficiência de que se estivessem dentro da empresa.


As duas principais formas de acesso
aos arquivos são VPN e o acesso aos arquivos via Cloud (nuvem), vamos explicar
de forma humanizada, sem conceitos técnicos.


Como acessar empresa remotamente

1.Criando uma VPN

Cria-se um “túnel”, com segurança, permitindo
usuários remotos acessem os arquivos que estão dentro da empresa.

Vantagens
e Desvantagens

·       
Ambiente seguro.

·       
Acesso simplificado, idêntico ao
acesso interno.

·       
O acesso pode ser lento, pois depende
do link de internet do escritório.

·       
Se o escritório ficar sem luz ou
internet, o acesso é interrompido.

 

Se a empresa tiver um equipamento que
faça VPN (roteador ou firewall), a implantação só dependerá da configuração nos
computadores, isso pode ser um pouco demorado, caso haja muitos usuários.

Se não possuir equipamento, será
necessária a troca do firewall, processo esse que pode demorar 1 semana, entre
aquisição, configuração e instalação.

2. CLOUD/NUVEM

Este cenário
viabiliza criar um FileServer em Nuvem, ou implantar uma solução licenciada
como o Microsoft 365, ou migração do sistema/servidor para Cloud.

 

Características

·       
Implantação imediata;

·       
Sem necessidade de aquisição de equipamentos;

·       
Acesso simplificado aos usuários;

·       
Alta velocidade para os usuários,
pois os arquivos estão em data center.

 

Existem dois métodos de implantação,
o primeiro, mais demorado pois depende da reorganização dos arquivos na nuvem,
é a migração manual do servidor para a nuvem. Um segundo formato é o
espelhamento do servidor atual para a nuvem, este formato habilita o acesso dos
arquivos de forma imediata.

Ambas as formas
permitem que os colaboradores 
acessem os arquivos
da empresa em casa 
a partir de suas residências, em home
office.

 

Nos dois modelos as
unidades da HelpDigital espalhadas pelo Brasil, podem auxiliar e prover estes
serviços com qualidade e agilidade. 

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!