Coronavírus – Home Office – Acessando Servidor Remoto

O momento atual com o coronavírus tem feito várias empresas buscarem soluções para continuarem funcionando em Home Office. Todas as instituições estão alterando seu modo de funcionamento, colocando o máximo de colaboradores no modo de trabalho remoto.


A tecnologia tem papel fundamental neste processo, pois permite que os colaboradores trabalhem de casa com a mesma eficiência de que se estivessem dentro da empresa.


As duas principais formas de acesso aos arquivos são VPN e o acesso aos arquivos via Cloud (nuvem), vamos explicar de forma humanizada, sem conceitos técnicos.

Como acessar empresa remotamente

1.Criando uma VPN

Cria-se um “túnel”, com segurança, permitindo usuários remotos acessem os arquivos que estão dentro da empresa.

Vantagens e Desvantagens

·        Ambiente seguro.

·        Acesso simplificado, idêntico ao acesso interno.

·        O acesso pode ser lento, pois depende do link de internet do escritório.

·        Se o escritório ficar sem luz ou internet, o acesso é interrompido.

Se a empresa tiver um equipamento que faça VPN (roteador ou firewall), a implantação só dependerá da configuração nos computadores, isso pode ser um pouco demorado, caso haja muitos usuários.

Se não possuir equipamento, será necessária a troca do firewall, processo esse que pode demorar 1 semana, entre aquisição, configuração e instalação.

2. CLOUD/NUVEM

Este cenário viabiliza criar um FileServer em Nuvem, ou implantar uma solução licenciada como o Microsoft 365, ou migração do sistema/servidor para Cloud.

Características

·        Implantação imediata;

·        Sem necessidade de aquisição de equipamentos;

·        Acesso simplificado aos usuários;

·        Alta velocidade para os usuários, pois os arquivos estão em data center.

Existem dois métodos de implantação, o primeiro, mais demorado pois depende da reorganização dos arquivos na nuvem, é a migração manual do servidor para a nuvem. Um segundo formato é o espelhamento do servidor atual para a nuvem, este formato habilita o acesso dos arquivos de forma imediata.

Ambas as formas permitem que os colaboradores acessem os arquivos da empresa em casa a partir de suas residências, em home office.

Nos dois modelos as unidades da HelpDigital espalhadas pelo Brasil, podem auxiliar e prover estes serviços com qualidade e agilidade.