O momento atual com o coronavírus tem feito várias empresas buscarem soluções para continuarem funcionando em Home Office. Todas as instituições estão alterando seu modo de funcionamento, colocando o máximo de colaboradores no modo de trabalho remoto.
A tecnologia tem papel fundamental neste processo, pois permite que os colaboradores trabalhem de casa com a mesma eficiência de que se estivessem dentro da empresa.
As duas principais formas de acesso aos arquivos são VPN e o acesso aos arquivos via Cloud (nuvem), vamos explicar de forma humanizada, sem conceitos técnicos.
Como acessar empresa remotamente
1.Criando uma VPN
Cria-se um “túnel”, com segurança, permitindo usuários remotos acessem os arquivos que estão dentro da empresa.
Vantagens e Desvantagens
· Ambiente seguro.
· Acesso simplificado, idêntico ao acesso interno.
· O acesso pode ser lento, pois depende do link de internet do escritório.
· Se o escritório ficar sem luz ou internet, o acesso é interrompido.
Se a empresa tiver um equipamento que faça VPN (roteador ou firewall), a implantação só dependerá da configuração nos computadores, isso pode ser um pouco demorado, caso haja muitos usuários.
Se não possuir equipamento, será necessária a troca do firewall, processo esse que pode demorar 1 semana, entre aquisição, configuração e instalação.
2. CLOUD/NUVEM
Este cenário viabiliza criar um FileServer em Nuvem, ou implantar uma solução licenciada como o Microsoft 365, ou migração do sistema/servidor para Cloud.
Características
· Implantação imediata;
· Sem necessidade de aquisição de equipamentos;
· Acesso simplificado aos usuários;
· Alta velocidade para os usuários, pois os arquivos estão em data center.
Existem dois métodos de implantação, o primeiro, mais demorado pois depende da reorganização dos arquivos na nuvem, é a migração manual do servidor para a nuvem. Um segundo formato é o espelhamento do servidor atual para a nuvem, este formato habilita o acesso dos arquivos de forma imediata.
Ambas as formas permitem que os colaboradores acessem os arquivos da empresa em casa a partir de suas residências, em home office.
Nos dois modelos as unidades da HelpDigital espalhadas pelo Brasil, podem auxiliar e prover estes serviços com qualidade e agilidade.