A Locaweb, um dos maiores provedores de hospedagem e serviços em nuvem no Brasil, passou por uma grande instabilidade que afetou diversos clientes nesta terça-feira 05/02.
Durante a maior parte do dia, serviços como de hospedagem e e-mail ficaram completamente indisponíveis para acesso. Nas redes sociais, as reclamações sobre a indisponibilidade do serviço começaram pela manhã, com diversos clientes informando problemas na tentativa de acessar os serviços.
Saiba o que ocorreu e acompanhe o andamento do problema.
O que aconteceu?
Desde a manhã parte do dia 05/02 os serviços da Locaweb apresentam instabilidade para diversos clientes e usuários da empresa. Os problemas vão desde a disponibilidade do site, acesso ao e-mail, acesso ao próprio site da Locaweb e até perda de dados dos sites e mensagens de e-mail.
Entre os problemas confirmados, estão:
- Site indisponível para acesso
- E-mail indisponível para acesso ou conexão via cliente de e-mail
- Erros internos do sistema e central do cliente
- Indisponibilidade do site da Locaweb
- Falha no acesso ao painel de gerenciamento da Locaweb
Vários clientes e usuários reportaram os problemas nas redes sociais, compartilhando as mensagens de erro recebidas:
Além dos erros internos do painel Locaweb, alguns clientes informam o recebimento do erro 502 Bad Gateway, o que impede o acesso ao painel de gerenciamento, para sites, domínios e e-mails.
Os problemas não param nos serviços oferecidos, próprio site da Locaweb ficou fora do ar durante período de instabilidade, impedindo o contato direto com a empresa.
Como alternativa, a Locaweb utilizou as redes sociais, como Twitter e Facebook, para se comunicar com os clientes.
Identificação do problema e resposta da Locaweb
Na quinta feira (05/02), a Locaweb informou em seu blog sobre a identificação do problema ainda às 8h10, com a primeira previsão para solução às 10h20. Às 11h00 a empresa divulgou que o problema havia resolvido, no entanto, os problemas persistiram e a previsão para normalização foi alterada para 21h40, e depois adiada para 23h50.
Inicialmente, a Locaweb informou que o problema teria origem nos servidores DNS da empresa, e que essa seria a causa da instabilidade. Porém, com a continuidade do problema, a empresa também informou que houve um problema devido ao volume de dados nas operadoras utilizadas para os serviços.
8/2 – Seguindo com o update referente aos ocorridos nos dias 5, 6, 7 e hoje, informamos que devido ao alto volume de dados em algumas operadoras que utilizamos, está ocorrendo saturação de parte dos links, o que gera instabilidades nos nossos serviços.
As instabilidades não causam nenhum tipo de perda de dados, sites ou e-mails, etc.
Uma alternativa que tem funcionado para alguns clientes, é acessar os serviços utilizando outra operadora.
Seguimos em esquema de monitoramento especial e trabalhando junto às operadoras para minimizar os impactos.
Agradecemos a compreensão e continuamos à disposição
Statusblog Locaweb
Em nota pelo Twitter e Facebook, a empresa informando que os problemas estavam sendo resolvidos e que os serviços poderiam passar por instabilidades nas próximas 24 horas.
De acordo com o blog de status dos serviços da empresa, o problema estava dado como resolvido na quinta-feira (06/02), às 11h00. Porém, muitos clientes e usuários dos serviços da empresa continuam comunicando instabilidades em suas contas de hospedagem e e-mail.
Com isso, a empresa identificou que o situação ainda persiste e que a normalização ainda está em andamento. Por enquanto, não há uma nova previsão de normalização para os serviços da Locaweb.
Entre os problemas que ainda estão reportados pelos usuários, estão instabilidade, indisponibilidade dos serviços, lentidão e perda de dados. No entanto, a Locaweb afirma que as instabilidades não causaram nenhum tipo de perda de dados aos sites hospedados e nem contas de e-mail.
Atualização: a instabilidade da Locaweb ainda continua nos dias 07/02 e 08/02, sem previsão para normalização. Durante esse período de instabilidade, o provedor sugere aos clientes que tentem acessar seus serviços através de outras operadoras.
É importante lembrar que nenhum provedor de hospedagem é perfeito e está imune a problemas. Apesar da situação da Locaweb, a empresa informa estar trabalhando na resolução do problema e demonstra transparência em compartilhar o estado da situação através do seu Statusblog.
A importância de uma hospedagem estável
Observando esse tipo de situação, fica clara a importância de escolher um provedor de hospedagem estável, que garanta uma alta disponibilidade dos serviços. Por isso, em nossos reviews, nós verificamos e monitoramos o uptime dos provedores analisados.
Dica: use a nossa calculadora de uptime para saber se o seu provedor está cumprindo o prometido.
Uma hospedagem indisponível para acesso pode causar grandes prejuízos ao proprietário e é importante que a empresa se responsabilize de alguma forma. Além do acessoa o site, uma hospedagem instável também pode interferir no funcionamento dos e-mails, impactando diretamente a comunicação de uma empresa.
Ainda que toda hospedagem possa passar por problemas, garantir a disponibilidade do serviço é o mínimo que o provedor deve oferecer. Você pode acompanhar o uptime dos melhores provedores de hospedagem em nosso monitor de uptime para saber qual hospedagem tem a melhor disponibilidade.
Para quem teve seu site ou e-mail afetado devido a esse tipo de problema ou simplesmente quer prevenir que ocorra na hospedagem atual, aqui vão algumas dicas para evitar transtornos:
Mantenha uma rotina backup
Levando em consideração que qualquer hospedagem pode apresentar problemas, é sempre bom fazer uso das boas práticas com os dados hospedados. Independente do provedor de hospedagem em que o seu site estiver hospedado, é importante programar uma rotina de backups, tanto para o site, quanto para o e-mail.
Vale lembrar que os backups devem estar em um servidor ou hospedagem diferente, se os backups forem feitos no mesmo servidor de hospedagem, eles também poderão ser perdidos em problemas de perda de dados. Se possível, armazene os backups em mais de um lugar.
Crie uma redundância para seu principal serviço
Se uma indisponibilidade como essa pode causar grandes problemas para o seu site, também é válido considerar o investimento em redundância para o serviço de hospedagem. Além de garantir que o seu site não fique fora do ar, mesmo em caso de indisponibilidade do servidor, você ainda pode experimentar uma provedor diferente.
Criar uma redundância pode parecer um investimento alto, mas é algo a ser considerado para aqueles que possuem um serviço que não pode ficar fora do ar em momento algum. Mesmo que não seja possível criar uma redundância completa dos serviços, disponibilizar uma página ou e-mail alternativo pode reduzir os prejuízos.
O que fazer agora? Qual a alternativa?
Qualquer tipo de serviço pode apresentar problemas, mas como o provedor lida com a situação é o que faz a diferença. Para muitos clientes, ficar com o serviço instável por vários dias representa um grave prejuízo.
No caso de uma situação isolada, é válido tomar medidas preventivas, e conversar com o provedor atual, a fim de evitar que o problema ocorra novamente, antes de pensar numa migração. Mas quando um transtorno como esses se torna recorrente, pode ser o momento de considerar alternativas.
Para quem vem tendo problemas e busca uma nova opção, existem vários provedores de hospedagem de qualidade e por um preço acessível. Os melhores, além de oferecer um serviço estável e garantir a disponibilidade do serviço, vão oferecer também a migração gratuita.
Então, se esse for o seu caso, confira a nossa lista com as melhores hospedagens de sites e faça sua escolha.