Melhor ser dono de negócio ou continuar funcionário?

  • Post author:
  • Post category:Artigos

Em momentos de crise como o que vive nosso país, é comum temer pelo futuro e sonhar com oportunidades melhores, que possam lhe oferecer o controle sobre os rumos de sua vida. Muitos de nós acreditamos que ser dono de negócio é a solução para ganhar mais dinheiro e agilizar o caminho para o sucesso. Ser empreendedor não é fácil, mas oferece vantagens àqueles que arriscam.

Mas, então, é melhor ser dono de negócio ou continuar funcionário? Depende do que é prioridade para cada um de nós e demanda planejamento para caber na sua rotina, porém empreender é a maneira mais rápida de alavancar sua carreira. Confira alguns dos benefícios e entenda se você tem o perfil necessário para ser seu próprio chefe.

Estabilidade ou possibilidades? Determinando se você possui perfil empreendedor

Antes de mais nada, é preciso identificar as características de um perfil empreendedor para saber se você não está entrando numa fria. Os profissionais com esse perfil geralmente começaram a trabalhar cedo e conseguiram adquirir rapidamente experiência em seus negócios, acumulando funções e avançando de forma veloz em suas áreas de atuação.

Ainda assim, sentem-se estagnados, já que sabem que não estão utilizando todo seu potencial. Essa inquietude e vontade de definir um pouco mais da própria vida é o que identifica o perfil de um empreendedor.

Estabilidade não é uma palavra temida, mas ele pretende conquistá-la com mais velocidade e ditando as regras de sua jornada.

Tenha controle sobre seu plano de carreira

Quando você trabalha para outras pessoas deve atrelar seus planos e o avanço de sua carreira a uma série de procedimentos além de sua influência. Ser fator determinante em seu próprio sucesso se torna uma atividade burocrática quando todos são avaliados de acordo com as mesmas métricas.

Empreender é criar as regras do seu jogo e vai lhe dar o instrumental necessário para traçar um plano de carreira que o deixe tranquilo no futuro.

Diversifique suas fontes de renda

Matematicamente é mais vantajoso empreender que ser funcionário. É que, mesmo recebendo bons salários, os profissionais com perfil de liderança acabam sendo mal utilizados no mercado e rendendo menos do que deveriam.

Trabalhar exclusivamente para uma empresa é um risco, já que atrela toda sua receita a uma fonte única. Invista seu tempo como se fosse um portfólio de ações e diversifique. Assim, é mais simples aumentar seus ganhos, escalando suas atividades de acordo com a recepção do mercado, e garantir que a perda de um negócio não significa a perda de toda sua renda.

Monte equipes campeãs

Mesmo gestores encontram empecilhos na hora de montar a equipe ideal, ainda que do ponto de vista orçamentário ou porque seus superiores não querem alterar a estrutura do departamento. Em seu próprio negócio, esse tipo de decisão não é tão burocrática e ajustar suas necessidades de pessoal se torna algo bem mais simples. A escolha é sua na hora de montar equipes e definir seus fluxos de trabalho.

Assine a newsletter da HelpDigital e aprenda os truques para ser dono de negócio e se dar bem, com sua própria franquia e realizando seus sonhos!

Gostou desse post? Compartilhe: