You are currently viewing Mitos e verdades sobre segurança digital que você precisa saber

Mitos e verdades sobre segurança digital que você precisa saber

  • Post author:
  • Post category:Artigos

Segurança digital é um assunto que está constantemente em pauta, talvez seja por isso que muitas crenças sobre o assunto acabam surgindo. Entre tantos mitos e verdades, é importante que o usuário saiba no que acreditar, assim poderá garantir a melhor  para seu computador sem preocupações.
Pronto para conhecer os principais mitos e verdades sobre segurança digital? Então vamos lá!
proteção
Verdade: e-mails podem estar infectados
Mensagens de e-mail podem conter códigos maliciosos que infectam o computador sem que o usuário faça o download de um anexo – que, aliás, também é uma fonte muito comum de vírus.

Mito: firewall substitui o antivírus
O firewall evita que ocorram conexões suspeitas ou não autorizadas via internet. Muitos sistemas operacionais já contam com essa proteção, porém ela não é forte o suficiente para substituir o antivírus, pelo contrário, firewall e antivírus trabalham em conjunto.

Verdade: visitar uma página é suficiente para ser infectado
Sites podem conter códigos maliciosos que são reconhecidos automaticamente pelo navegador, apesar de não serem notados pelo usuário. Esses códigos podem, inclusive, ser inseridos ilegalmente em sites populares para aumentar seu alcance.
Mitos e verdades sobre segurança digital que você precisa saber
Mito: dois antivírus funcionam melhor que um só
A ideia de proteção em dobro pode chamar atenção, porém usar dois antivírus no seu computador é desnecessário. Ao comprar um antivírus você já garante proteção suficiente contra vírus, tentativas de invasão e outras ameaças virtuais.

Verdade: malwares podem causar danos físicos ao computador
Tecnicamente, o malware não tem capacidade de causar danos físicos à máquina, porém, ele pode induzir um componente à exaustão ou mesmo alterar seus códigos nativos, causando assim danos físicos, ainda que indiretamente.

Mito: Computadores e Redes Públicas são Confiáveis
Computadores públicos, assim como redes livre de Wi-Fi, devem ser usados apenas para tarefas simples como pesquisas, por exemplo. O acesso fácil e constante aos computadores e redes faz com que eles se tornem mais suscetíveis à ação de hackers.

Verdade: vírus podem deixar o computador lento
A lentidão do sistema é um dos principais sintomas de infecção por vírus. Programas maliciosos podem ser controlados remotamente e geralmente funcionam em segundo plano, prejudicando a performance do computador.

Uma verdade que você pode confiar é que a principal recomendação dos especialistas é utilizar um antivírus em sua máquina, pois esse é o programa especialmente criado para garantir proteção contra as diferentes ameaças que rondam a internet.

 

Fonte: http://www.blogpc.net.br