O que é o serviço de TI

serviço de TI é uma área muito reconhecida e solicitada por variados tipos de empresas e clientes. O TI é um setor de organização de realiza serviços para os demais setores de tecnologia.  

O TI é uma abreviação para Tecnologia da Informação, a área inclui um conjunto de atividades e soluções que envolvem banco de dados, hardware, software e banco de redes, todos eles trabalham para auxiliar as análises e no gerenciamento das informações.  

O setor de TI é prestador de serviços às diversas organizações usuárias de tecnologia, ou seja, ele atua diretamente na área de desenvolvimento tecnológico para atender as demandas de um determinado usuário.  

Quem são os profissionais de serviço de TI e suas áreas de atuação  

Os profissionais que trabalham com TI estão diretamente ligados ao progresso, desenvolvimento e organização de grandes, médias e pequenas, empresas, entidades, órgãos públicos, instituições, escolas, entre muitos outros.  

serviço de TI divide-se em três principais áreas de atuação dentro do mercado, elas são: a infraestrutura, software e banco de dados e redes. Na infraestrutura quem atua são os analistas de suportes técnicos a administradores de rede.  

Já no setor do software estão os programadores e desenvolvedores tecnológicos, e no banco de dados e redes quem atua diretamente são os administradores de banco de dados, reconhecidos como ADBs e especialistas.  

Existem muitas outras subdivisões dentro da Tecnologia da Informação, todas estão interligadas entre si. Como por exemplo, os profissionais que atuam na área tecnológica de celulares, trabalham em domicílio ou sistema de informação.  

Entre eles podemos citar o desenvolvimento de softwares comerciais (ERP) que trabalham com a criação de ferramentas para os dispositivos móveis, programação de sites, implantação de sistemas de segurança e administração de informações em sistemas empresariais.  

Para quem se interessa na área, é possível desenvolver conhecimento e domínio em TI em diversos cursos, como na Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Gestão em Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.  

Serviços prestados pela área de serviço de TI 

Para cada serviço prestado dentro da área de TI, será preciso compreender e identificar quais as atribuições que o setor de TI produz dentro de uma organização, e nas funções que serão exercidas por ele.  

As atividades principais que envolvem a área estão relacionadas com os serviços de desenvolvimento, manutenção, infraestrutura e suporte de sistemas. Além disso, também estão focados nas atividades e planejamento de gestão.  

Entre os serviços de atuação do TI estão:  

  1. Serviços de gestão de TI: é realizado o planejamento e organização de toda a infraestrutura e a coordenação das atividades de TI, administração dos gastos em tecnologia, nas gestões de projetos, entre outros.  
  1. Serviços de manutenção das plataformas computacionais: a área corresponde aos serviços que garantem que os múltiplos dispositivos computacionais dentro da empresa, como os computadores de alto nível, notebooks e dispositivos móveis, sejam mantidos em bom funcionamento. 
  1. Serviços de desenvolvimento e suporte de aplicações: os serviços estão relacionados as atividades de manutenção e desenvolvimento das aplicações de negócio, como os sistemas ERP, sistemas CRM, ou seja, tudo que envolve os sistemas gerenciais da organização.  
  1. Serviço de desenvolvimento de padrões de TI: eles correspondem às atividades que constroem e definem as políticas que determinam como a TI será implantada e desenvolvida dentro da empresa.  
  1. Serviço de telecomunicações: esses são os serviços que fornecem a conectividade de todos os dados, que estabelecem a comunicação entre os funcionários, clientes e fornecedores que necessitam desses recursos.  
  1. Serviços de pesquisa e desenvolvimento em serviço de TI: esses são os serviços em que as atividades de pesquisa em tecnologia e sistemas de informação são desenvolvidas por profissionais que visam a inovação e criação de novos instrumentos tecnológicos.  
  1. Serviços educacionais de TI: são os responsáveis pela capacitação, treinamento e apoio aos diversos usuários que estão utilizando os sistemas corporativos de uma empresa e os demais aplicativos de informação.  
  2. Serviços de gestão das instalações físicas: esses são os profissionais que irão atuam nos serviços de administração das instalações físicas que são suporte aos serviços de informática, administração de dados e telecomunicações.  

Conclusão 

Os serviço de TI podem ser aplicados em diversos ramos de informação dentro de diferentes tipos de organizações, os profissionais são encaminhados para os sistemas de formação, desenvolvimento, manutenção, infraestrutura e suporte de sistemas de informações.

Confira aqui mais artigos como esse