You are currently viewing Profissional de TI autônomo – como ser seu próprio chefe

Profissional de TI autônomo – como ser seu próprio chefe

Uma das coisas que podem acontecer é você decidir ser um novo profissional de TI: o autônomo! Uma das melhores sensações é trabalhar de acordo com suas vontades, do tempo que você quer gastar, do dinheiro que quer investir, do preço que quer cobrar e ainda ganhar muito lucro em cima dos seus serviços! Afinal, você é o seu chefe!

Mas, me diga uma coisa: você sabe realmente como começar a fazer isso? Se sua resposta for não, tenho ótimas notícias para você! Esse artigo foi feito especialmente pensando no seu caso, que está aí perdido sem saber por onde dar o ponta pé inicial! Que tal se a gente descobrir juntos? Boa ideia, né? Então leia até o final e confira!

  1. Regularize o seu trabalho

O primeiro passo é tratar sobre a regularização do seu trabalho. Mesmo que você não tenha o desejo de criar uma empresa definitiva ainda no mercado, é importante você ter uma autoridade mínima para exercer o seu serviço. Até porque é a única forma de convencer o cliente a fazer o processo de compra com você, já que você acabou de ser lançado no mercado que é muito rigoroso!

Isso é valido para a nota fiscal, que muitos clientes exigem! Por isso, se você não emite notas fiscais para os trabalhos que você faz, é bastante provável que perca muitas chances de lucrar como trabalhador autônomo. Uma alternativa talvez seja o RPA (recebido de pagamento autônomo). Porém, existem muitos mais impostos envolvidos, o que talvez não seja tão bom assim.

Escolher um tipo de formalização também pode fazer com que você tenha mais vantagens no pagamento de impostos. Por exemplo, o MEI é uma forma de gerar um único carnê com os impostos mensais em um valor abaixo. Isso torna a tributação mais vantajosa para o lado do trabalhador autônomo para começar essa nova etapa!

Mas, talvez você considere a opção de franquiar! Uma ótima oportunidade de liderar uma marca, sendo você o seu próprio chefe! No sistema de franqueamento, você já começa com uma marca conhecida e tem mais autoridade para lucrar inicialmente! Assim, você ganha um rápido reconhecimento e se estabelece facilmente no mercado!

A boa notícia é que franqueamos também! Caso queira saber mais e quiser fazer parte do nosso time, acesse agora mesmo e confira!

  • Invista em sites com portfólios profissionais

Para conseguir chamar atenção do seu público alvo e ter os seus primeiros clientes, é preciso ter um portfólio com as principais características do seu trabalho, como se fosse uma verdadeira vitrine! De modo simples, o portfólio irá mostrar de perto sobre como você realiza os seus serviços e ainda dar a oportunidade de o cliente ver de perto que são de qualidade!

Para fazer com que o seu portfólio tenha mais visibilidade, o WordPress pode ser um ótimo caminho para começar! Lá, a sua tarefa é bastante fácil! Despesas baixas com a compra de um domínio, por volta de 40 reais por ano, além de um pagamento mensal! Você deve inserir formas de contato, o conteúdo a ser mostrado, descrição do seu trabalho de modo que atraia os clientes e depoimentos como feedbacks de pessoas que já usufruíram dos seus serviços!

  • Tenha um controle financeiro

Não é certo de que os seus ganhos serão extraordinários logo no início. Isso porque você acabou de começar como profissional de TI autônomo e uma das desvantagens é a possível instabilidade financeira. Pode ser que você tenha muitos serviços no primeiro mês, mas nem tanto no segundo ou no terceiro.

Para completar, ainda existe a possibilidade de haver a revogação dos serviços, mas que também pode ser evitado com a elaboração de contratos. Uma das maiores necessidades nesse caso é manter o controle financeiro da sua empresa. Ainda mais que, para se assegurar, manter uma reserva financeira para que quando houver escassez de trabalho, você não fique tanto no prejuízo.

A importância da reserva financeira trata-se da instabilidade que pode ocorre na fase inicial da sua autonomia. Não é certo que você sempre manterá um mesmo padrão de renda no início. Por isso, tente economizar mais, para colher bons frutos lá na frente! Não deixe que sua autonomia seja perdida por falência!

  • Forneça serviços que sejam estratégicos

Sabemos que o TI possui diversas áreas de serviços para atuar no mercado, principalmente de maneira autônoma! Algumas delas podem ser;

  1. Revenda
  2. Serviços gerenciados
  3. Desenvolvimento de websites
  4. E-commerce
  5. Suporte de informática
  6. Projeto
  7. Implantação

O mais importante é sempre conhecer o público que você quer atingir. Ou seja, quem é a sua verdadeira persona. Entenda quais são os seus conhecimentos e quais deles serão de verdadeiro valor para o seu cliente! Como ele vai se sentir agregado com isso!

Na verdade, um dos maiores segmentos que é destaque pela demanda do público é a segurança de informação, que se tornou imprescindível depois da modernização das empresas. A quarta revolução industrial já está aí, só não vê quem não quer! E uma de suas características é toda a base de dados de um sistema corporativo estar em uma nuvem. Mas e se ela for invadida? Uma baita dor de cabeça que ninguém quer ter! Por essas e outras razões, esse é o principal ramo que deve estar atento! Especialmente para 2021!

E aí? Já está preparado para seguir o seu próprio caminho e ser o seu chefe? Chega de obedecer aquelas ordens tolas que você não concorda! Faça do seu jeito e tenha a autonomia que você sempre quis! Aproveite que o mercado de TI é amplo e invista nas oportunidades que aparecer, seja estratégico e visionário!

Por fim, se quer saber mais sobre como ser um profissional de TI completo e competente, temos uma boa notícia. Temos um blog, no qual são publicados variados artigos com conteúdos imperdíveis para a sua capacitação. Se interessou? Não perca tempo e acesse o link agora mesmo para conferir!

Você sabia?

A HelpDigital conta com um time de especialistas em TI em todo o Brasil. Atendemos empresas de todo e qualquer porte com soluções inovadoras de informática, redes, segurança digital, cloud computing e muito mais.

Nossas Franquias em TI fornecem serviços em TI profissionais para empresas. E contamos com as ferramentas para MSP’s (Manager Services Provider – provedores de serviços gerenciados) mais modernas do mundo.