Firewall: entenda

Solução de segurança, seu objetivo é bloquear o tráfego de dados indesejados e liberar acessos bem-vindos

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, um Firewall não é e nem substitui um antivírus convencional. Ele atua sim como uma “parede de fogo” – como o nome traduzido íntegra diz – impedindo que hackers ou softwares mal-intenionados tenham acesso ao seu computador via Internet ou rede, por exemplo, mas são limitados há algumas configurações que garantem sua eficácia.

Como funciona

Se assim configurado, um Firewall verifica e bloqueia os dados que podem ou não ser transferidos de uma rede ou computador, sendo responsável pelo não vazamento das informações destes para a Internet. Dependendo do seu tipo de conexão, um Firewall pode ser de dois tipos:

– Filtragem de Pacotes

Utilizada em redes de pequeno e médio porte, a filtragem de pacotes determina quais endereços IP  de origem ou destino podem estabelecer comunicação para transmitir e/ou receber dados, além de liberar ou não acesso a serviços como e-mail e redes sociais.

– Controle de Aplicação

É instalado em um servidor e são mais conhecidos como Proxy. Todo tráfego obrigatoriamente passa pelo firewall que atua como intermediário entre os computadores e a internet. É muito seguro, pois toda aplicação para funcionar e trocar informações precisa do Proxy além de enquadrar-se nas regras estabelecidas.

Limitações do Firewall

O Firewall pode oferecer a segurança que o usuário precisa, porém pode deixar a máquina e a rede lentas. Se você tiver uma estrutura grande de computadores, os desempenhos destas podem deixar a desejar..

Outro ponto importante é que a revisão da política de bloqueio precisa ser feita regularmente a fim de não prejudicar o funcionamento de novos serviços, por exemplo. É importante saber ainda que um firewall não pode interceptar uma conexão que não passa por ele. Se, por exemplo, um usuário acessar a internet em seu computador a partir de uma conexão 3G (justamente para burlar as restrições da rede, talvez), o firewall não conseguirá interferir.

Pesquisa

Newsletter

Receba dicas de segurança e as últimas novidades em tecnologia diretamente na sua caixa de entrada: inscreva-se na newsletter do Help Digital hoje mesmo!

Outras postagens

Explore nosso blog repleto de conhecimento e descubra artigos envolventes sobre segurança cibernética, tendências tecnológicas e muito mais para aprimorar sua jornada digital!
helpdigitalti

Brasil é alvo de novo trojan bancário

A HelpDigital Tecnologia traz um alerta importante para os usuários brasileiros: um novo trojan bancário, denominado CHAVECLOAK, está direcionando seus ataques para roubar informações financeiras no Brasil.

Leia mais »